Esportes Titulo Olimpíadas
Brasil quer acabar com 'era do quase' em Pequim
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
05/08/2008 | 07:13
Compartilhar notícia


A participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim será aberta às 6h (de Brasília) de amanhã, quando a seleção de futebol feminino entra em campo para enfrentar a Alemanha. O jogo, em Shenyang, será uma revanche da decisão do Campeonato Mundial, disputado em 2007.

Em Pequim, o futebol feminino do Brasil quer superar a fase do quase. Em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas, as garotas chegaram à decisão, mas perderam para as norte-americanas, da craque Mia Hann. Ano passado, no Mundial disputado na China, as brasileiras fizeram uma campanha irrepreensível, mas foram superadas na decisão pelas alemãs, comandadas por Birgit Prinz.

"Esta equipe tem talento suficiente para conseguir o ouro. Precisamos somente de um pouquinho de sorte que, até agora, não esteve ao nosso lado. O time está mais maduro que em 2004, cresceu muito nestes últimos anos", afirmou Marta, a melhor jogadora do mundo nos dois últimos anos em eleição da Fifa. Outro destaque da equipe é a goleadora Cristiane, que em 2004 jogava por São Bernardo.

O grupo do Brasil conta ainda com as seleções da Coréia do Norte e da Nigéria.

Bola rola em todas as sedes do torneio de futebol feminino

Todas as seleções que disputam o torneio de futebol feminino da Olimpíada de Pequim entram em campo amanhã. A modalidade é realizada em outras duas sedes, além de Shenyang, onde o Brasil encara a Alemanha e a Coréia (8h45) pega a Nigéria pelo Grupo F.

A Chave E, realizada em Tianjin, terá amanhã os confrontos entre Argentina e Canadá (6h de Brasília). Em seguida, às 8h45, as donas da casa encaram a Suécia, numa partida que promete casa cheia.

Pelo Grupo G, realizado em Qinhungdao, o Japão encara a Nova Zelândia, às 6h. O jogo de fundo será disputado entre os Estados Unidos - atual campeões olímpicos - e a Noruega.

Pelo regulamento, os países irão se enfrentar dentro de seus grupos e os dois primeiros colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros lugares, avançam às quartas-de-final, que serão disputadas no dia 15.

Os vencedores avançam às semifinais e a decisão da medalha de ouro está marcada para o dia 21, às 10h, no estádio da capital Pequim.

O futebol feminino estreou nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996), enquanto o masculino vem desde Paris (1900), e foi conquistando torcedores a cada quatro anos, tanto que a final de Atenas (2004) foi assistida por mais de 76 mil espectadores. (com Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;