Cultura & Lazer Titulo Aparência
Ditadura das aparências

Muitos atores passam pela sensação 'déjà vu'. Alguns sempre repetem o mesmo tipo de personagem

Mariana Trigo
Da TV Press
21/07/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Muitos atores passam a incômoda sensação de déjà vu. Basta observar que, alguns deles, repetem sucessivamente o mesmo tipo de personagem na TV. Afinal, em alguns casos, o tipo físico dos atores pode interferir diretamente no perfil de personagens. Diferentemente do teatro, que permite qualquer licença poética na escalação dos atores, a teledramaturgia exige um maior realismo e uma compatibilidade visual entre personagem e ator para que o trabalho se torne crível. Com isso, certos personagens se tornam repetitivos e alguns atores ficam até marcados por só fazerem o mesmo gênero de papéis.

Guilherme Weber, por exemplo, que já viveu o altivo Tony em Da Cor do Pecado, e o ricaço Benny em Queridos Amigos, agora interpreta o excêntrico estilista Artur X em Ciranda de Pedra. Ou seja, sempre personagens esnobes e bem-sucedidos.

"O fato de ser louro, alto e ter olhos azuis me leva a ter personagens ricos e, no máximo, extravagantes. A TV precisa passar rapidamente uma informação visual, o que confirma que a telenovela está rodeada de clichês", analisa Guilherme.

O mesmo acontece com Cláudia Raia, que vive a perua Donatela em A Favorita. Apesar de já ter feito mulheres de diversas classes sociais, a atriz, em ótima forma física, sempre interpreta figuras sensuais na TV desde sua estréia em novelas como a prostituta Ninon em Roque Santeiro. "Tenho esse physique dû role. Sou uma mulher muito grande, sexy, extravagante. Nunca neguei isso porque também tenho talento. É mais um atributo", valoriza a atriz. "Televisão é imagem. Um bom tipo físico pode ajudar muito um ator, mas sempre acompanhado de talento. A Cláudia fez belamente a Tancinha em Sassaricando", concorda o autor Silvio de Abreu.

‘MARGINAIS'

Dos mais altos aos mais baixinhos, dos negros aos louros, vários atores se adaptam melhor a determinado tipo de papel por características mais simples, como um rosto e uma estatura tipicamente brasileira. Matheus Nachtergaele, apesar da descendência belga, constata que tem o tipo físico que se encaixa desde um personagem trabalhador urbano até um peão de interior, como o Carreirinha de América.

"Os autores já sabem que podem pensar em mim para tipos assim, como marginal, travesti, peão, alcoólatra. Esses papéis me agradam muito. São impressões bem brasileiras", avalia Matheus.

Nem todos podem ser tão camaleônicos em tipos populares. Dalton Vigh, por exemplo, tem certeza de que nunca vai ser escalado para interpretar um feirante ou um mecânico. "Já me conformei. Brinco que entrei para a carreira de ator para não usar terno. Mas só uso terno com meus personagens. O meu tipo físico de 1,90 m de altura me restringe a certos papéis", admite Dalton, que fez o empresário Marconi Ferraço em Duas Caras.

Betty Lago, que começou sua carreira como modelo, também teve restrições com suas personagens. Por ter feições finas e ser muito alta, a atriz normalmente é escalada para viver mulheres ricas, ligadas ao mundo da moda ou ardilosas vilãs. "Quando ela viveu a Carlota Joaquina em O Quinto dos Infernos trabalhava sua postura e altura para dar poder e majestade à personagem", lembra Carlos Lombardi, autor da minissérie.

Apesar das semelhanças entre ator e personagem serem cada vez maiores no ritmo industrializado das novelas, no passado, essas analogias não eram tão relevantes e passavam despercebidas. Afinal, no início das telenovelas no Brasil, a referência era o teleteatro, com maiores interferências do teatro. "Era permitido, por exemplo, que Sérgio Cardoso pudesse viver um preto-velho em A Cabana do Pai Tomás, na Globo, em 1969", recorda o autor Lauro César Muniz. Atualmente, seria inimaginável um branco todo maquiado fazer papel de negro numa novela.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;