Setecidades Titulo Pouca fiscalização
Desrespeito e pouca fiscalização marcam 1º dia de multas em corredor

Segundo Prefeitura, além de deficit de fiscais de trânsito, prioridade inicial é conscientizar

Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
14/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O desrespeito de grande parte dos motoristas e pouca fiscalização. Assim foi o primeiro dia de aplicação de multas nas sete faixas exclusivas de ônibus implementadas em vias importantes do Centro de Santo André, ontem.

A equipe do Diário circulou durante toda a manhã pelas avenidas Perimetral, Artur de Queirós, Firestone e Queirós dos Santos e as ruas General Glicério, Luís Pinto Flaquer e Siqueira Campos, que contam com o sistema, e presenciou apenas uma equipe de fiscais de trânsito em todo o percurso.

O resultado era esperado: muita gente ignorando os cartazes colocados pelo Executivo e circulando livremente na faixa.

O caso mais emblemático foi na Artur de Queirós. Durante os 25 minutos em que a reportagem permaneceu na via, exatos 25 furões não se importaram com a norma e invadiram o espaço reservado aos coletivos.

Uma das principais avenidas da cidade, a Perimetral foi o local onde os motoristas mais respeitaram as faixas. Somente nove veículos invadiram o espaço dos ônibus no mesmo período observado.

Segundo o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD) a prioridade da Prefeitura no momento é conscientizar os motoristas.

“Nosso foco é fazer com que a cidade saiba que existe um novo instrumento para melhorar a fluidez do trânsito”, disse o secretário. Nos cálculos do Executivo, o tempo gasto pelos coletivos no trânsito da cidade caiu 30%.

“Sabemos que existem alguns abusos por parte de alguns motoristas, mas no geral estamos vendo que melhorou o respeito ”, completou.

O secretário garantiu que a Prefeitura continuará não permitindo a invasão das faixas. O secretário promete que até fevereiro, quando se encerram as férias escolares, a fiscalização será intensificada. Os planos vão desde a instalação de equipamentos eletrônicos até o reforço no número de agentes de trânsito.

“Sabemos que há deficit muito grande”, reconhece Paulinho. Atualmente são 100 fiscais. A meta é aumentar esse número para 250 até o fim de 2016. Nos próximos meses, 80 deles, que passaram em concurso público, serão empossados.

O reforço do monitoramento virá com outras faixas que a Prefeitura irá implementar, na Rua Carijós e Avenida Dom Pedro I, também previstas para iniciar as atividades dentro de um mês. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;