Memória Titulo Memória
A eterna construção

Estamos na Semana Mauá 2015. E desde logo fazemos uma correção...

Ademir Medici
28/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Estamos na Semana Mauá 2015. E desde logo fazemos uma correção: em uma das edições publicamos erradamente o nome da curadora do Museu Barão de Mauá. O correto é Luciana Senhorelli, que já está na pauta de Memória para ser entrevistada no ano de 2016 que se aproxima.

Cecília Camargo, na verdade, é curadora da exposição A Voz de Mauá em Manchete, em cartaz no museu e que merece ser visitada. Cecília é também responsável pela Pinacoteca de Mauá e pelo setor de Artes Visuais da Coordenadora de Cultura.

Seguimos com as informações colhidas no Museu Barão de Mauá, em companhia de dona Rosa e do Sr. Paulo Ahlers.

Agora é virtual

O pessoal da área de memória de Mauá tem realizado vários cursos, participado de encontros nacionais e internacionais, observado as alterações e inovações que se processam nesta área cultural tão importante. Hoje um dos aspectos que chama a atenção na cidade é o estabelecimento de um diálogo com a população. Verdadeira interação.

Professor Willian, por exemplo, falou da museografia e da museologia. São palavras bem parecidas, que tratam do mesmo assunto, mas que têm funções diferentes. Algo muito técnico, mas quem se interessar pode recorrer aos historiadores de Mauá.

Uma boa fonte é Severino Correia Dias, que trabalha no Museu Barão de Mauá, com quem gravamos uma verdadeira declaração de amor quando ali estivemos. Disse Severino: “Cada parte desta casa tem uma história.”

E é verdade. Uma casa que ingressa na era digital, como informou o Diário. As visitas podem ser feitas a qualquer hora do dia e da noite. Mais informações em www.mauavirtual.com.br.

Uma pauta. Um pedido

Dona Rosa Ahlers citou a parteira alemã Maria Hank:

- Ela orientava muito o pessoal. Eu pesava a Silvia na casa dela, no Centro. A Silvia muitas vezes tinha dor de ouvido, e a gente não descobria. Levamos a menina em São Paulo, onde ela nasceu, no Hospital do Servidor.

- Dona Maria me indicou o Dr. Joaquim Reis, médico de criança que trabalhou muito tempo no posto de Saúde. Também levava minhas filhas à casa dele. Ele consultava, em um tempo em que não havia hospital nem ambulatório.

***

Segue a pauta em forma de pedido: o Museu Barão de Mauá presenteou Mauá com a foto de dona Zaíra. Seria possível descobrir a foto da parteira dona Maria?

Dívida nossa

O Diário cobriu a inauguração da biblioteca pública do Jardim Zaíra, há 30 anos. Estamos localizando as imagens daquele dia tão importante, em uma nova faceta da história mauaense.
Nesta semana em Memória:

- Uma corrida de lanchas em Eldorado

- A Imigrantes vai cortar a cidade

Diário há 30 anos

Sábado, 28 de dezembro de 1985 – ano 28, nº 6018

É Campeão – O Grêmio Mauaense, de virada, vence a Esportiva Sanjoanense por 3 a 2 e sobe para a Segunda Divisão. Junta-se ao EC São Bernardo e ao Saad de São Caetano.

- O jogo foi ontem, no Estádio Municipal de Mauá, com transmissão pela TV.

- O Grêmio perdia de 2 a 0. Virou com dois gols de Tigrila e um de Giba.

- Na capa do Diário, o Grêmio posado: Alemão, Fernando, Dias, Laurindo, Gilmar, Pacola, Ica, Tigrila, Gaúcho, João Carlos e Giba.

Polícia – Encontrados os corpos das crianças Alexandre e Adriana, de Vila Palmares, que foram tragados durante enchentes no bairro e levados num bueiro.

Em 28 de dezembro de...

1915 – Morre, em São Caetano, sem assistência médica, o indigente Valentim Marchesini, italiano, 47 anos. Constatou o óbito o Dr. José Líbero.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Navio dos aliados postos a pique.’

1975 – Dom Claudio Hummes toma posse como bispo diocesano de Santo André.

Hoje

- Dia do Salva-Vidas

- Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes

Santos do Dia

- A memória dos santos inocentes lembra os meninos que foram cruelmente assassinados a mando do rei Herodes por ocasião do nascimento do Menino Jesus. De acordo com a tradição, todos os meninos de até 2 anos foram mortos, para garantir que o filho de Maria fosse também eliminado.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Antonio de Lérins

- Teófila

- Donião
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;