Política Titulo Morosidade
Zé Nelson manobra de novo e empurra CPI da Saúde
Caio dos Reis
Do Diário do Grande ABC
10/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Presidente da Câmara de Ribeirão Pires, José Nelson de Barros, o Zé Nelson (PSD), voltou ontem a manobrar para postergar a abertura de CPI para investigar a Saúde no município. A indefinição irritou vereadores e público presente na sessão, que brigam por instalação de comissão.

Estava prometida para ontem parecer de assessoria jurídica externa contratada por Zé Nelson para avaliar o requerimento de chamamento da CPI, porém, nenhum advogado compareceu à sessão.

“Estou cumprindo a Lei Orgânica do Município. Não adianta gritar ou bater na mesa que isso não me assusta. A assessoria particular não conseguiu vir hoje (ontem), mas já vou tentar remarcar para o quanto antes para definirmos a questão da criação da comissão o mais rápido possível”, disse Zé Nelson.

Em 24 de setembro, foram aprovados dois requerimentos para abertura de CPI na Saúde. O primeiro, mais brando, contou com adesão de nove parlamentares da base aliada do governo Saulo Benevides (PMDB). O outro documento, montado pela oposição e articulado pelo correligionário de Saulo, Rubão Fernandes, foi aprovado de forma unânime e prevê investigação completa do segmento.

“A comissão tem natureza investigativa. As notícias dos jornais e o mau atendimento nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento 24 horas) já seriam suficientes razões para abertura (da CPI). De acordo com o regimento interno, hoje ainda não existe CPI. Existem apenas dois requerimentos à espera de decreto da mesa diretora para ela existir. Não existe um prazo na lei, mas fica o bom-senso para a definição em um prazo razoável”, analisou Rosana Figueiredo, diretora do departamento jurídico da Casa.

A morosidade na definição rendeu diversas críticas dos parlamentares. Articuladores do documento aprovado de forma unânime, Renato Foresto (PT) e Rubão foram os mais exaltados. Saulo já criticou a criação da CPI em diversas oportunidades e alega que comissão tem viés político. Os parlamentares negam. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;