Fechar
Publicidade

Sábado, 22 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

esportes@dgabc.com.br | 4435-8384

São Bernardo chega aos dez anos com planos ambiciosos

Ricardo Trida/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Único representante da região na elite do Estadual,
São Bernardo pensa grande para a temporada 2015


Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC

20/12/2014 | 07:00


O São Bernardo FC completa hoje dez anos de fundação. O caçula do Grande ABC galgou espaço ano a ano e hoje celebra – mesmo que moderadamente – o fato de ser o único representante da região na elite do futebol paulista. Com quatro acessos, dois títulos e duas participações na Copa do Brasil nesta primeira década de vida, o Tigre afia as garras e pensa grande para a temporada 2015.

Algumas estrofes do hino parecem ganhar eco na confiante fala do presidente Luiz Fernando Teixeira. Diz a letra que o clube “nasceu para jogar e crescer, enfrentar o adversário sem nada a temer” e que “atravessando fronteiras, superando barreiras, sua meta é vencer ou vencer”. E é exatamente isso que o mandatário prega, comprometendo-se a terminar o próximo ano celebrando mais um acesso, este inédito.

“Deus é brasileiro e torce para o São Bernardo. Creio que neste ano de 2015 vamos chegar ao Brasileiro. E vamos chegar e passar. Pode me cobrar. O dia que disputar a Série D, vou subir. Disputar é para os fracos”, afirmou o mandatário, que assumiu o clube em 2009, profissionalizando-o.

Para alcançar tão ambiciosa meta, a diretoria vem reforçando e qualificando o grupo. Por ora, o principal nome foi o zagueiro Alex Silva, ex-Seleção Brasileira, São Paulo, Flamengo e Cruzeiro. Outros já foram apresentados e alguns estão por vir, motivos pelos quais o dirigente descartou realizar uma festa de aniversário.

“Discutimos se perderíamos tempo e gastaríamos dinheiro fazendo uma festa de dez anos, ou se concentraríamos todos os esforços e grana para poder fazer a diferença em 2015. Foi isto o que fizemos”, contou ele.

Pela quarta vez em cinco anos, o Tigre integrará o seleto grupo de 20 clubes que participam do Paulistão, o estadual mais forte e equilibrado do País. E o dirigente lembrou que, lamentavelmente, a equipe será a única da região, afinal os vizinhos e tradicionais Santo André e São Caetano, além do recém-profissionalizado Água Santa, estarão todos na Série A-2 estadual.

“De forma muito humilde, somos o único representante do Grande ABC na elite do Campeonato Paulista. Não vejo isso com alegria, mas com tristeza. Até porque sou presidente do meu time e irmão dos dirigentes dos demais. Sempre tive boa relação com todos, muito especial. Mas hoje temos essa exclusividade de representar a região”, comentou o dirigente.

Quatro acessos e dois títulos em uma década de história

Nascido em 20 de dezembro de 2004 em projeto encabeçado pelo presidente de honra Edinho Montemor, pouco tempo depois o São Bernardo FC confirmou participação no Paulista da Segunda Divisão (equivalente à quarta). Em abril, o primeiro jogo oficial ocorreu contra a AD Guarujá, no 1º de Maio, e terminou em 1 a 1. Porém, pouco a pouco o Tigre cresceu, terminou o torneio na terceira posição e conquistou seu primeiro acesso na história.

Entre 2006 e 2008, a equipe, já um degrau acima (na Série A-3), buscou seguir sua trajetória vitoriosa. Nos dois primeiros anos, não conseguiu, mas em sua terceira tentativa, chegou até a final e, apesar do vice, celebrou outro acesso.

Em 2009, Luiz Fernando Teixeira assumiu a presidência, profissionalizou o clube e, por pouco, não o subiu à elite estadual. Na verdade, o sonho fora adiado por uma temporada, quando em 2010 fez história e colocou a cidade pela primeira vez na divisão de elite.

Em 2011, veio o rebaixamento no Paulistão, mas em 2012 o Tigre voltou com tudo e, empurrado pela torcida – quinta maior, em média, no Estado –, alcançou o primeiro título: a Série A-2, que lhe deu vaga na Copa do Brasil. Em 2013, além da permanência na elite e a classificação à segunda fase do torneio nacional, terminou o ano coroado com o título da Copa Paulista e novamente a possibilidade de ir à Copa do Brasil.

A temporada 2014 teve a melhor campanha do Tigre no Paulistão, disputando vaga na segunda fase até a última rodada e fazendo história ao vencer o Corinthians no Pacaembu. E com todo este histórico, o que esperar de 2015?



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;