Setecidades Titulo Levantamento
Roubos de veículo disparam em fevereiro no Grande ABC

Ocorrências subiram 57% na comparação com mesmo período de 2021; especialista aponta crise financeira como principal fator

Thainá Lana
Do Diário do Grande ABC
29/03/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Em fevereiro deste ano foram roubados 455 veículos, entre carros, motos e caminhões nas cidades do Grande ABC. No mesmo período do ano passado o número de ocorrências foi de 290 – aumento de 56,9%. Os dados divulgados ontem pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado de São Paulo ainda apontam para outra expressiva realidade: a região representa quase 17% dos roubos (crime com ameaça e violência) de veículos ocorridos em todo Estado – veja os dados na tabela abaixo.

De acordo com os dados da SSP, no mês passado a região registrou 16 ocorrências por dia, enquanto que em fevereiro de 2021 foram notificados dez casos diários. Na comparação entre as cidades, Rio Grande da Serra foi o único município da região que não registrou aumento de um ano para o outro. Em 2021 foram roubados três veículos na cidade e no mês passado foram dois. 

Para Regina Maria Filomena de Luca Jasinowodolinski ex-secretária nacional de segurança pública e ex-secretária municipal de defesa social de Diadema, a atual crise econômica do País pode ter contribuído para a alta nos dados registrados neste ano. “Um dos fatores para o aumento no número de roubo, sem dúvida nenhuma, é a própria condição financeira em que passamos. Isso não justificativa o crime, mas é uma explicação porque o povo está na miséria, desesperado e desempregado, por isso pode acabar cometendo o roubo. Veículo é uma forma rápida de fazer dinheiro”, explica a especialista em segurança pública.

Procurada pelo Diário para comentar os dados, a SSP não retornou a demanda. 


ALTA NOS FURTOS

 

O número de furtos de veículos, quando o crime acontece sem o proprietário estar por perto, também cresceu nas cidades da região. Foi registrado aumento de 20,4% no período de um ano – em fevereiro do ano passado foram computados 676 furtos contra 814 neste ano. Santo André é a primeira do ranking entre as cidades, com 373 no total. Porém, Mauá foi o município com maior alta durante o período, com aumento de 52,8% no número de ocorrências, passando de 89 para 136 furtos.

O casal de Mauá, Yasmim da Silva Valério, 29 anos, e Leandro Silva dos Santos, 31 anos, vivenciaram no mês passado o desespero de ter o veículo furtado. O crime ocorreu na Avenida Hugo Scachetti, no Jardim Zara, no dia 19 de fevereiro, por volta das 13h. Foi preciso apenas 15 minutos para que o veículo do modelo corsa hatch fosse levado por criminosos.

Segundo Yasmin, a ação foi muito rápida. O marido havia parado o carro na rua para ir à feira e quando voltou não encontrou mais. Sem seguro, o casal registrou boletim de ocorrência e começou as buscas pelo veículo na internet. “Encontramos no market place(espaço de vendas) do facebook um anúncio do nosso carro. Os bandidos estavam vendendo o veículo em uma página para moradores de Pirituba (Zona Norte da Capital). A placa estava coberta e só conseguimos identificar o veículo por conta de detalhes que somente o dono sabe”, conta Yasmin, que ainda tentou entrar em contato com a página fake que estava promovendo a venda, mas logo o anúncio foi retirado. 

A profissional autônoma alerta para a Gangue do Corsa, que, segundo ela, furta os veículos estacionados na rua e depois coloca para venda. “Já encontramos diversos outros modelos nessas páginas, sempre com a placa do veículo coberta. Já avisamos a polícia e eles estão investigando”, esclarece a moradora, que é boleira autônoma e utilizava o veículo para realizar as entregas. “Era nosso único bem material”, desabafa Yasmin, que revela ainda ter esperança de recuperar o veículo. 

Seguradora revela características dos casos 

Levantamento exclusivo para o Diário, realizado pela Ituran Brasil, com base em dados próprios e da SSP (Secretaria da Segurança Pública) mostra que a maioria dos roubos e furtos de veículos no Grande ABC ocorreram no período da noite. A seguradora registrou em fevereiro deste ano cerca de 1.097 crimes, entre roubos e furtos de veículos, sendo 365 à noite, 309 de manhã e 280 na parte da tarde. 

Entre os modelos de veículos mais roubados ou furtados nas cidades da região, em primeiro lugar aparece a moto da marca Honda, modelo GC160, com 75 ocorrências no total. Entre os carros, o modelo Onix, da Chevrolet (62), Volkswagen Fox (40) e Volkswagen Gol (39) completam as primeiras posições.

A pesquisa ainda apontou quais os endereços registraram mais ocorrências no mês passado. Entre os dez primeiros logradouros do ranking, Santo André aparece com quatro locais: avenidas Padre Anchieta (sete) e Doze de Outubro (cinco), e as ruas Fichet (cinco) e das Monções (cinco). Em São Bernardo são três endereços: as avenidas Rotary (cinco) e Senador Vergueiro (cinco) e a rua José Versolato (cinco). A Avenida Barão de Mauá, em Mauá, registrou cinco ocorrências.

Na comparação entre as cidades, Santo André aparece em primeiro, com 450 roubos ou furtos. seguida de São Bernardo (277), Mauá (157), Diadema (113), São Caetano (66), Ribeirão Pires (31) e Rio Grande da Serra (3). 

Os dias da semana também foram analisados. A maioria dos roubos e furtos de veículos ocorrere na quarta-feira, com 240 ocorrências. Na sequência está terça (184) e quinta-feira (182), com os dias com mais crimes registrados. 

Homicídio cai pela metade e roubos de objetos recua 6,1%

Os indicadores que medem a taxa de criminalidade no Grande ABC registraram queda em fevereiro de 2022, segundo dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública). O número de vítimas de homicídio, por exemplo, caiu pela metade. Foram registradas cinco ocorrências, contra dez casos contabilizados em fevereiro do ano passado. 

Roubos em geral (documentos e celulares, por exemplo) apresentaram recuo de 6,1%. Em fevereiro de 2021 foram 1.614 ocorrências contra 1.516 neste ano. Já os dados de furto em geral tiveram pequeno aumento de 2,4% durante o mesmo período – no total, as sete cidades da região contabilizaram no segundo mês do ano 1.609 furtos, enquanto no ano passado foram 1.571. 

Tanto nos casos de roubos e furtos, Santo André é o município com maior número de registros, com 1.126 ocorrências nos dois crimes neste ano, contra 1.059 em 2021. São Bernardo aparece logo na sequência, com 967 ocorrências, seguida por Diadema (393), Mauá (373), São Caetano (179), Ribeirão Pires (66) e Rio Grande da Serra (21) – veja os dados na arte acima. 

ESTADO

Diferentemente do Grande ABC, o Estado de São Paulo apresentou estabilidade nos principais indicadores divulgados pela SSP. Furtos em geral foi o crime com maior alteração, com crescimento de 13,3% em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo período de 2021. Roubos em geral diminuiu 4,6%, enquanto furtos (10,2%) e roubos de veículos (9,4%) tiveram altas durante o período. Crime de homicídio doloso se manteve instável com 2% – neste ano foram 232 casos contra 227 no ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Notícias relacionadas


;