Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 28 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

|

Cadê a sinalização adequada?

Como é a sinalização no Grande ABC? É difícil chegar naquele restaurante que você ouviu falar?


Cristina Baddini

20/11/2009 | 00:00


Como é a sinalização no Grande ABC? É difícil chegar naquele restaurante que você ouviu falar e ficou louco para provar as delícias do cardápio? E chegar num parque, no hospital, no estádio, na igreja, no dentista e no teatro onde está em cartaz uma peça sensacional? Como chegamos? O Grande ABC se comporta como uma região em que os deslocamentos se entrelaçam, e aquele que ainda não se perdeu no trânsito que atire a primeira pedra.

A sinalização de trânsito é de fundamental importância para a condução segura e eficiente. Ela é tão importante que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) lhe dedicou totalmente o capítulo 7 e o Anexo 2 de seu texto para a regulamentação e orientação.

Importância da sinalização
Enquanto dirige, o motorista precisa observar um grande número de alvos em seu campo visual. Ele também deve estar atento aos outros veículos, à existência de irregularidades na pista, à presença de pedestres e ciclistas, a pontos de referência para sua localização e ao painel do seu próprio veículo. É muita coisa ao mesmo tempo. Por tudo isso, a comunicação deve ser inteligível, compreensível e transmitir receptividade, qualidade e segurança.

A clareza, a rapidez e a constância na transmissão das mensagens dependem da uniformidade e padronização. É fundamental utilizar sempre os mesmos sinais para transmitir as mesmas mensagens. E usar sempre a sinalização da mesma maneira. Uma política adequada de segurança que busque reduzir a exposição ao risco, a quantidade e a severidade dos acidentes e os danos às vítimas deve ser a meta dos nossos governantes.

As administrações municipais devem estar atentas também à manutenção da sinalização, pois dela depende a segurança de motoristas e pedestres. Placas sujas perdem a visibilidade e sua função, principalmente à noite.

A sinalização correta é um guia
A sinalização apresentada nas principais destinações urbanas do Grande ABC, principalmente nas vias de maior fluxo, é precária, confusa e praticamente inexistente, além de estar mesclada a anúncios, banners promocionais e sinalizações de outras naturezas.

O que se vê é que as autoridades de trânsito não estão observando que a sinalização deve ser perfeitamente visível e legível durante o dia e a noite. O tamanho da letra deve ser adequado e visível para a velocidade indicada na via. Também está previsto no CTB que nenhuma rua pavimentada poderá ser entregue após sua construção - ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção - enquanto não estiver devidamente sinalizada vertical e horizontalmente. Todos sabemos que, muitas vezes, essa determinação é descumprida.

Programa de Orientação de Trânsito Regional
É imprescindível que os municípios da região tenham um plano de orientação de trânsito regional. A compreensão global da região e do seu sistema viário facilitaria a locomoção, ajudaria a definir percursos para o acesso às rodovias e evitaria que utilizássemos caminhos mais longos. Além disso, a sinalização deve estar sempre atualizada uma vez que ela representa a comunicação da Prefeitura com os cidadãos e, portanto, as falhas e erros são inconcebíveis. Como confiar o futuro das cidades a prefeitos que não conseguem nem sinalizar o trânsito urbano?



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;