Política Titulo Sigla
Psol estuda lançar candidatos próprios em cinco municípios

Sto.André, Mauá, S.Bernardo, Diadema e São Caetano terão prefeituráveis, afirma Ivan Valente

Caio dos Reis
Especial para o Diário
18/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Deputado federal e nome influente do Psol em âmbito nacional, Ivan Valente disse que a legenda pretende lançar candidaturas majoritárias em pelo menos cinco municípios do Grande ABC. Sem nenhum vereador nas Câmaras das sete cidades e com desempenho pífio em 2008 e 2012, o partido está em fase de montagem das chapas para o pleito de 2016.

“Ainda iremos ter reunião regional para discutir nomes de possíveis candidatos. Mas o plano é encabeçar chapas majoritárias pelo menos nas cinco principais cidades, Santo André, São Caetano, São Bernardo, Mauá e Diadema”, relatou Ivan Valente.

O desempenho da legenda não é bom na região. Em São Bernardo, o ex-vereador Aldo Santos foi candidato nas duas últimas eleições. Em 2008, ele recebeu apenas 3.806 votos, menos de 1% dos válidos. No pleito seguinte, foram 3.596 votos (0,91%). Presidente do diretório de São Bernardo, Aldo Santos confirmou o plano para candidatura e não descartou nova disputa. “Vamos lançar um nome para prefeito e uma chapa para vereadores. Ainda não existem nomes, mas o meu é um dos estudados. Se não tivermos um balcão de negócios e campanhas milionárias, temos condições de eleger vereadores na cidade”, pontuou Aldo.

Em São Caetano, o partido tem dois quadros como pré-candidatos ao Paço comandado por Paulo Pinheiro (PMDB): o advogado Renan Celestino, 33 anos, e o professor universitário Pedro Teruji, 32. O objetivo do Psol em 2016 é conquistar cadeira no Legislativo de São Caetano. Em 2012, apostou em Fernando Turco como prefeiturável e foram 1.778 votos. Ex-vereador e candidato ao Paço em 2008, Horácio Neto foi o puxador de votos do partido, com 1.085 sufrágios. Thiago Cavallini, atual mandatário local, ficou na segunda colocação na chapa, com 855 votos.

Na cidade comandada por Carlos Grana (PT), o atual presidente do diretório de Santo André, Ricardo Alvarez, obteve 7.495 votos em 2008 – somente 276 à frente do candidato a vereador mais votado do município à época Luiz Zacarias (então no PR). Na eleição seguinte, em 2012, Marcelo Reina registrou 4.364 votos.

Nas outras duas cidades onde Ivan Valente vislumbrou lançamento de candidatos – Mauá e Diadema –, apenas na primeira houve nome próprio, José Silva. Alberto Ticianelli, em Ribeirão Pires, tentou desbancar Saulo Benevides (PMDB). Os 2.042 votos, porém, não foram suficientes. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;