Cultura & Lazer Titulo Tio Che
Banda andreense aposta em som autoral
Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
25/06/2012 | 07:35
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


As influências vão desde Ramones, passando pelos britânicos do The Clash, por Sonic Youth e até algo da Jovem Guarda. É com essa bagagem e com foco no trabalho autoral que a banda andreense Tio Che monta a sua proposta.

Formado por Leandro Moreti (voz e guitarra), Sergio Guizé (voz e guitarra), André Gieswein (contrabaixo) e Will (bateria), o grupo já conta com 11 anos de estrada e continua a apostar no EP "As Formigas Que Se Abaixem", lançado no fim de 2011.

Trabalho independente que teve produção de Chuck Hipólitho - ex-Forgotten Boys -, o CD traz quatro canções: "No Pelo", "Como é Bom Ser Livre", "Bola 8" e "A Pipoqueira". Todas estão disponíveis para download gratuito no site www.soundcloud.com/tioche. As músicas falam de diversão e liberdade. Mas não se resume apenas a isso a ideologia do grupo. Cotidiano, suas experiências de vida, política e fatos engraçados, tudo com toque de ironia e uma "pontinha de maldade", como afirmam os músicos. "Fazemos a nossa ‘própria justiça', falamos o queremos, sem medo do resultado final", conta Guizé.

Em 2005 o grupo gravou 12 músicas, mas um disco nunca foi lançado. O grupo resolveu apostar no formato mais simples, o EP, por falta de verba, de acordo com o vocalista Moreti.

A banda já tem música na manga para gravar três álbuns. Segundo Gieswein, agora é hora de escolher o que entra no disco que será gravado em breve.

A banda já conta com público fiel, tanto no Grande ABC, como na Capital. Segundo os músicos, por onde tocam sempre tem um pessoal novo que os adiciona nas redes sociais e pede o EP. Para eles, isso já faz valer o esforço.

Mas ainda assim, encontram dificuldades como a maioria: falta de espaço para divulgar o trabalho e falta de apoio. "Quando se consegue tocar, mal se recebe. Produtoras que adoram ganhar dinheiro às custas da banda fazem com que outras bandas abram show para você, vendendo 'cotas de ingresso'. Somos radicalmente contra", afirma Moreti.

Para promover suas músicas, o grupo corre atrás de shows pela internet, como sites de relacionamento. Nas apresentações, o EP é distribuído. Segundo o grupo, os vídeos postados no site YouTube também ajudam a divulgar, além, é claro, do bom e velho 'boca a boca'.

Se perguntarem a eles o que esperam da banda, provavelmente dirão, entre outras coisas, que a sua música chegue para a maior quantidade possível de pessoas e que elas possam se divertir como eles.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;