Memória Titulo Literatura
O projeto do moço que veio de Várzea Alegre
Ademir Medici
03/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 “A prosa de Guido Fidelis é um nervo dinâmico e tenso pelo sentido da dignidade e liberdade humanas.”

Joaquim Montezuma de Carvalho, crítico português.

 

“Muito bons, realmente, os contos de Guido Fidelis, porque com grande sutileza recria drama e comédia. Há talento e sensibilidade, apresentando um enfoque diferente das coisas comuns.”

Matilde Dardick, crítica argentina.

 

Santo André produz também literatura. E graças a um projeto do vereador Alemão Duarte, transformado em lei (lei municipal 9.759, de 2015), o município criou a sua Semana de Literatura. Só isso já seria um avanço fantástico num País em que as letras vão ficando para trás. Ocorre que a Semana de Literatura de Santo André ganhou um nome, um padrinho, Guido Fidelis, um dos maiores literatos do Grande ABC em todos os tempos.

A Semana da Literatura Guido Fidelis é o tema desta semana do programa Memória na TV. Entrevistamos o autor da lei, o vereador Alemão Duarte. E a entrevista se transformou numa verdadeira pauta jornalística. Confiram em www.dgabc.com.br, sintonizando o DOL (Diário On-Line).

 

A PAUTA

Durante a entrevista, alguns pontos foram levantados. Adiantamos três:

A descoberta de Maria José da Silva, cantora andreense, que no ano passado publicou um livro com a sua história: Eu Sou o Samba (Editora Coopacesso, estabelecida na Vila Guaraciaba, em Santo André).

A citação pelo vereador Alemão da Maria José fez lembrar Carolina de Jesus (1914-1977), a escritora que o jornalista Audálio Dantas foi descobrir numa favela de São Paulo e autora do livro Quarto de Despejo, lançado em 1960 e traduzido para várias línguas. A ideia que surgiu é trazer Audálio para a 3ª Semana da Literatura Guido Fidelis, em agosto de 2018.

Várzea Alegre, a terra natal de Alemão Duarte. São muitos os filhos desta cidade cearense no Grande ABC, em especial em São Bernardo, onde há uma associação com os naturais de lá, em Ferrazópolis, e que farão uma nova festa em 26 de novembro. Claro, Memória participará e depois relatará um pouco desta história.

Na entrevista do DGABC TV, muitos outros assuntos são abordados. E o Alemão abre o coração para dizer que chegou a Santo André em 8 de abril de 1984 sem saber ler nem escrever. Estudou. Ingressou na Volkswagen. Trabalhou na montadora durante 31 anos e oito meses. Hoje é graduado e pós-graduado em gestão pública e exerce o segundo mandato de vereador.

O estudo e a descoberta da leitura deste alegrense apaixonado por Santo André foram fatores básicos para a criação de uma semana de literatura. A descoberta de Guido Fidelis completou esta verdadeira experiência de vida.

 

Jubileu do Américo Brasiliense

O quadro de honra das professoras – e nesta lista um professor – formadas há 50 anos em Santo André vai se completando. 1967. Aqui estão as jovens mestras – e hoje um mestre –, para sempre em Memória.

O reencontro destes e demais educadores será amanhã. Confiram com a professora Maria Aparecida Borges de Freitas: 4438-3048 e 9-8217-2020.

Completamos os ‘Ms’

Maria Clara Gramasso, Maria Dalila Rodrigues, Maria Ebe Gerolin, Maria Edite Pereira Oliveira, Maria Elena Canhedo de Almeida, Maria Helena da Costa Fernandes, Maria Inês A. B. de Andrade, Maria José Alves Pereira, Maria Lourdes de Almeida, Maria de Lourdes Balista, Maria de Lourdes Murer, Maria Luiza Romani, Maria Luiza Vasques, Maria Lúcia Ferraz de Carvalho, Maria Lúcia Tonetto Zagatte, Maria Silvia de Oliveira, Maria Sylvia Ferraz de Carvalho, Maria Tereza de Lourdes Fernandes, Maria Zilda Renzo.

Marie Kakisaka, Marilda Moreira da Silva, Marilene de Oliveira, Marilza de Lourdes Trombetta, Marlene Aparecida da Cól, Marli Gonçalves Fernandes, Mary Banks de Paula, Mercedes Cabriotti Cárnio, Mihoko Yamada, Miriam Assumpção, Miwaco Sato, Moacyr Pintão.

Continua

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 3 de novembro de 1987 – ano 30, edição 6589

Capital & Trabalho – Autolatina tenta na Delegacia Regional do Trabalho o fim da greve dos metalúrgicos.

Vestibular 88 – Cresce procura pelos cursos de informática.

Santo André – Movimento SOS Carlos Gomes programa o primeiro encontro defronte ao cinema, na Rua Senador Flaquer, em defesa do patrimônio.

Modulo Azul – Domingo, no Estádio Bruno Daniel: Santo André 0, Itumbiará 0.

 

Em 3 de novembro de...

1917 – Fica novamente subordinada à Secretaria do Interior do Estado a Estação Biológica do Alto da Serra.

Nota – A centenária estação resiste em Paranapiacaba, com a preservação da fauna e flora e visões deslumbrantes de todo o sistema ferroviário serra abaixo em direção à Piassaguera.

O Brasil na guerra. Do noticiário do Estadão: prisão de alemães suspeitos no Recife; liquidação de firmas brasileiras com os bancos alemães; a situação dos frades alemães no convento de São Bento, em São Paulo.

 

Hoje

Dia do Guarda Florestal

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 3 de novembro:

Em São Paulo, Gabriel Monteiro

No Ceará, Granja e Santana do Acaraú

Na Paraíba, Ingá

No Paraná, Munhoz de Melo

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;