Setecidades Titulo Segurança
Guardas de S.Bernardo já usam bicicleta na rua
Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
16/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Fernando Nonato/DGABC


Desde ontem, 30 integrantes da Guarda Civil Municipal de São Bernardo passaram a fazer ronda em duas áreas comerciais importantes da cidade utilizando bicicletas. Segundo o secretário de Segurança Urbana, Benedito Mariano, a medida visa agilizar o atendimento à população e passar maior sensação de segurança.

A área de atuação de 20 guardas será a Rua Marechal Deodoro, principal centro de comércio da cidade. Os outros dez irão patrulhar, a partir de hoje, a região do Rudge Ramos. A criação do pelotão de bicicletas faz parte de operação especial de Natal da Pasta para prevenir a ação de bandidos nos centros comerciais. Mas a ideia é que seja permanente.

"Com a contratação de 240 guardas e o efetivo de 1.000 que vamos chegar, vamos esticar o projeto até o fim de 2012 e poderemos aumentar o pelotão", disse o secretário Benedito Mariano.

A novidade foi bem aceita pelos comerciantes e clientes da rua, principalmente entre as crianças. "Fez muito sucesso", disse o guarda Marcelo Izidoro de Melo, que irá liderar o pelotão.

Segundo ele, os integrantes foram voluntários e escolheram participar do projeto. A equipe teve curso de três dias com guardas municipais de Diadema, cidade que já utiliza a bicicleta como meio de patrulha na região central. "Eles passaram para a gente algumas técnicas e ideias de prevenção comunitária. Foi muito proveitoso", disse Melo.

"Qualquer forma de proteger a região com mais facilidade é útil", disse o vendedor ambulante Laurêncio Santos, 60 anos. Há 22 trabalhando na Marechal, ele mostra otimismo: "É um começo. Desde que estou aqui vejo muitos casos de carteiras e celulares batidos. E o trânsito dificultava chegar até esses marginais. Agora, só se eles roubarem com patins."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;