Setecidades Titulo
Consumo de chocolate cresce 68% na Páscoa
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
12/04/2009 | 07:28
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Para os chocólatras, a Páscoa dá a desculpa perfeita para se deixar levar. Segundo o Ibope, o consumo de chocolate chega a aumentar em 68% nos dias anteriores à data. A pesquisa também revela que 55% dos consumidores do prazeroso alimento são as mulheres.

Salvador foi a cidade considerada que tem maior penetração do produto, atingindo 75% dos consumidores sete dias antes da ocasião. Belo Horizonte, Fortaleza e São Paulo estão na sequencia entre as cidades que a população mais consome chocolate uma semana antes, como 72% de consumidores chocólatras.

Um dos pontos que colaboram para o aumento do consumo de chocolate são as campanhas publicitárias. Em 2008, foram investidos cerca de R$ 118 milhões, o que representa um crescimento aproximado de 42% em relação a 2007, quando esse mercado teve R$ 83 milhões de investimento.

Para o analista de logística Átila Cardoso de Almeida, 22 anos, de Diadema, o chocolate é um vício. Todos os dias ele consome o alimento sem se preocupar com a quantidade. Apesar de ter loucura pelo consumo do doce, o rapaz não associa a sua preferência como uma tendência familiar. "Meu irmã gosta, mas não como eu, e meu pai não liga para chocolate", conta. "Ainda bem que nunca tive problemas de saúde. Em vários momentos tentei controlar o consumo e não consegui."

Almeida pode não ter tido nenhuma contra-indicação, mas especialistas alertam que o excesso de chocolate pode fazer mal ao corpo. Segundo a nutricionista Marli Regina Serafim Kling, o correto é consumir 90g por dia, o equivalente a um bombom pequeno. Ou seja, se uma pessoa ganhar neste domingo um ovo de chocolate de 250g, o ideal é que ela coma de pouco em pouco e só termine em três dias.

Para quem se excede, a nutricionista sugere contrabalancear o chocolate com o consumo de frutas, verduras e legumes para se ter uma alimentação saudável.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;