Cultura & Lazer Titulo
Público lota teatro para ouvir textos de Saramago
Do Diário do Grande ABC
29/04/1999 | 16:45
Compartilhar notícia


Um público atento lotou nesta quarta-feira (28) poltronas e corredores do Teatro Sesc Vila Mariana, em Sao Paulo na noite de homenagem promovida pelo Sesc com a editora Companhia das Letras ao escritor português José Saramago, que está na capital paulista pela primeira vez depois de ter ganho o Prêmio Nobel.

Saramago veio ao Brasil para o lançamento do segundo volume de "Cadernos de Lanzarote", que reúne diários escritos entre 1996 e 1997. Nesta quinta-feira foi a Belo Horizonte para uma nova homenagem e nesta sexta-feira (30) estará novamente em Sao Paulo, para assistir ao show do amigo Chico Buarque.

Saramago foi muito aplaudido ao entrar no teatro para assistir, da platéia, à leitura dramatizada de um trecho de "O Evangelho segundo Jesus Cristo". Como o resto do público, riu com a excelente atuaçao de Sérgio Mamberti interpretando o ambicioso Deus que nao hesita em sacrificar seu filho (Tuca Andrada) para ampliar seu poder sobre os homens. Embora com menor participaçao, também esteve ótimo Odilon Wagner no papel de diabo e sem dúvida os três despertaram no público o desejo de ver a peça ou, quem ainda nao o fez, ler o livro.

Em seguida, foi a vez de subirem ao palco Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc Sao Paulo, Luis Schwarcz, dono da Companhia das Letras, e o compositor Chico Buarque. Os dois primeiros fizeram curtos discursos e, em seguida, um Chico nervoso comemorou ter escolhido a curta crônica "A Velha Senhora dos Canários" - "diante dessa leitura!", disse.

Mas apesar de Chico ter provocado os suspiros de praxe ao subir ao palco, a grande estrela da noite foi mesmo Saramago, que recebeu os maiores aplausos e foi ouvido num silêncio emocionado. Louve-se o Sesc pela democratizaçao do evento, já que a platéia, bastante heterogênea, era claramente de leitores de Saramago que batalharam pelo ingresso gratuito e nao de artistas ou colunáveis.

Para eles, Saramago fez um longo discurso humanista. "Quem esperava que eu falasse sobre literatura deve estranhar esse discurso quase de pregador", afirmou. O discurso que se espera de um homem cuja arte sempre refletiu sua preocupaçao com os destinos da humanidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;