Política Titulo
Lula critica 'denuncismo' da imprensa
Do Diário OnLine
Com Agências
13/07/2004 | 18:17
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez duras críticas nesta terça-feira ao "denuncismo" segundo ele praticado por parte da imprensa. Ele lamentou ainda o vazamento de informações confidenciais por pessoas da área de inteligência. As declarações foram feitas durante cerimônia de posse do novo diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Mauro Marcelo de Lima e Silva.

"No Brasil, muitas vezes assistimos pela imprensa personalidades políticas, empresariais e sindicais, mesmo no meio de vocês, da Polícia Federal ou da Receita Federal, que são difamadas com informações precipitadas, com o nome achincalhado pelos quatros cantos do país. E depois não se prova nada e ninguém pede desculpa pelo estrago que foi feito. Muitas vezes esse denuncismo não contribui com a democracia como alguns pensam. A denúncia só pode se tornar pública quando estiver embasada em fatos verdadeiros e totalmente comprovados", avaliou Lula.

"Pobre do ser humano que compõe essas instituições (de inteligência) e que resolve fazer das informações que obtém degrau para subir às custas dessas informações. O grande profissional tem que usar as informações que obtém a serviço do Estado, e não a serviço de sua promoção pessoal", afirmou.

Forças Armadas- Lula lembrou que, nas ocasiões em que esteve perto de vencer as eleições, algumas pessoas lhe diziam que os militares não iam deixar isto acontecer. O presidente admitiu então que ficava pensando em como conviver com as Forças Armadas, mas depois percebeu "o profissionalismo, a dedicação e o patriotismo" dos militares.

O presidente também deu conselhos ao novo diretor-geral da Abin. Ele disse que Lima e Silva não deve ser ideológico no exercício de sua função e precisa de humildade para conquistar o respeito de seus subordinados.

Para Lula, a Abin "pode e deve ser muito mais eficiente agora do que já foi em qualquer outro momento". Ele ressaltou que instituições como a Polícia Federal, a Receita Federal e a Abin são indispensáveis para garantir a eficiência do Estado. "Pobre o governante que não tiver as informações adequadas para tomar as boas e importantes decisões que tem que tomar".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;