Cultura & Lazer Titulo Grátis
Menino Jesus do sertão

'Auto da Anunciação' ambienta Natal em universo regionalista;
Cia Cênica se apresenta amanhã, às 16h, no Sesc Sto.André

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
22/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Jesus Cristo nasceu em Belém e renasceu em Jerusalém. Mas vive, todos os dias e em todos os horários, no coração de quem quer que acredite nele, não importa de onde veio ou quem é. Amanhã, no Sesc Santo André, às 16h, seu nascimento vai ser novamente anunciado. E transportado para outra realidade. A Cia Cênica, com o Auto da Anunciação, apresenta a história de Jesus Cristo sob o prisma da cultura regional. A exibição é gratuita.

O grupo, que é de São José do Rio Preto, sempre teve como premissa popularizar suas pesquisas para levar ao palco montagens que se comunicam com todas as plateia. Na peça, como o próprio grupo diz, o povo em si, através das figuras do sertanejo, do retirante, do andarilho e do sem-teto, ganha representação na história de Cristo.

"Trazemos a história para o presente. Alguns caminhantes sertanejos param para descansar e decidem contar a história de Jesus. Embora a maior parte da narrativa siga os preceitos cristãos, a história ganha outra cara", explica a atriz Simone Moerdaui.

Ao trazer os acontecimentos para o tempo e com a interpretação deles, a aproximação de todos os preceitos legados pela trajetória de Cristo ganham força que transpõe amor e humanidade acima de tudo e para todos. Maria e José soam diferente no espetáculo. Ela surge apaixonada . Ele, um aguerrido homem que deseja quebrar tradições.

Bordados, palhas, muitos tecidos crus e panos coloridos invadem o espaço cênico. Embora a história ocorra no sertão, a concepção sertaneja é generalizada. "Falamos do homem do campo, mas também representamos o ser que sabe a dificuldade do cotidiano, que está na batalha ganhando o pão de cada dia sem perder a esperança e a fé."

Bastante musical, o Auto resgata, por meio de clássicos da música popular brasileira, casos que estabelecem conexão com a memória afetiva de cada pessoa presente na exibição. "O espetáculo, pelo próprio tema e pela ocasião, já comove as pessoas, mas muitos comentam o quanto as músicas fazem a diferença. É como se tirássemos algumas canções do fundo do baú da vida de cada pessoa. Elas têm apelo grande na peça."

Cascatinha e Inhana, Jair Rodrigues e Chico Buarque estão entre os artistas selecionados. Temas como Ave Maria do Sertão, Disparada e Romaria estarão presentes.

"A questão do amor à humanidade é o principal no Auto da Anunciação. Disputa pelo poder, trapaça para conseguir dinheiro, tudo isso também está presente, assim como no nosso mundo hoje."

Auto da Anunciação - Teatro. Amanhã, às 16h. No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;