Memória Titulo Memória
Lá vai o Eli, de gravata e com histórias a contar

A história do futebol do Grande ABC está registrada nas páginas do Diário...

Ademir Medici
30/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A história do futebol do Grande ABC está registrada nas páginas do Diário, com muitas imagens inéditas preservadas pelo Banco de Dados desde os tempos dos negativos em preto-e-branco e dos primeiros cromos coloridos. Fotos como estas, de um treinamento puxado do goleiro Eli Graciano. Era 31 de janeiro de 1985. Eli, aos 24 anos, defendia o Esporte Clube São Bernardo. Titular absoluto.

O próprio Eli só veio a conhecer as fotos em dezembro, ao ser eleito, simbolicamente por Memória, o craque do Star andreense. Gravador ligado, Memória registrou:

A experiência de ser um atleta de Cristo

Peguei o último ano do Aliança (um clube de Rudge Ramos que depois se uniu ao EC São Bernardo e deixou saudades, em especial por ser um dos grandes campeões do Desafio ao Galo da TV Record). Foram 10 anos de São Bernardo. Fazia contrato de gaveta. Só faltava um carimbo: “Felizes para sempre”. Às vezes saia um ano. Fui pra Garça, com vínculo no São Bernardo. E assim para outros clubes, inclusive disputando o Campeonato Capixaba pelo Rio Branco.

Com os Atletas de Cristo participei de duas seleções: a Paulista e a Mundial. Na Mundial, cinco brasileiros.

(Consultando um folheto da excursão à África, lá estão os nomes completos dos 16 Atletas de Cristo. Eli é o número 1, seguido por representantes dos Estados Unidos, Canadá, Escócia e Bolívia. Os cinco brasileiros: Eli, Paulo Cezar Couto Copque, Lamartine Fernandes da Silva, Marco Antonio Silva e José Alves Borges).

Com 14 anos, fui ao Estádio da Vila Euclides ver o Pelé jogar pelo Santos contra o Palestra de São Bernardo. Meu irmão Vicente jogou naquela noite, contra o Pelé.

Samuel, o Samuca, outro irmão, jogou pelo Corinthians. Eu estava no São Paulo. Desenvolvi fisicamente. Com 1m86 e costas largas, ele me apresentava como o seu irmãozinho. Até hoje ele me trata assim.

Foi o Samuel que me trouxe para jogar no Santa Terezinha e agora no Alvinegro.

O goleiro é o primeiro a entrar em campo e o último a sair. É preciso treinar, treinar, treinar. Se um atacante perder 10 gols e fazer um, ele está consagrado. O goleiro fecha o gol, pega tudo. Se tomar um gol, indefensável às vezes, ele afunda o time. Por isso o goleiro tem que estar bem em todos os jogos. Tem que manter uma média.

Em qualquer ambiente eu entro de gravata. Até no campo de futebol. O problema da descriminação racial. Felizmente, nunca fui vítima. Brinco: a cor já não ajuda. Dinheiro? Não tenho no banco. Assim, tenho que colocar uma roupa melhorzinha.

Eli, por Eli

Deus: é tudo. Amigo. Salvador.

Saudade: da dona Adelaide.

Futuro: vivo a cada dia. O amanhã a Deus pertence.

Religiosidade: infelizmente, tive entradas e saídas. Adolescente, a gente enxerga o mundo colorido. Um mundo muito atrativo para os jovens. Escondia a Bíblia no mato pra ir jogar bola.
Comportamento: sempre fui calmo. Foco muito as coisas. Sou de uma terceira geração evangélica cristã. Daí ter sido Atleta de Cristo.

Amanhã em Memória

- Toda a sensibilidade de dona Adelaide

- Aliança e São Bernardo, a conjugação do novo e do antigo

Municípios Paulistas

Comemoram aniversários hoje: Barrinha, Brejo Alegre, Caiabú, Canas, Charqueada, Divinolândia, Florínia, Glicério, Icém, Igaratá, Ipiguá, Lupércio, Nova Europa, Platina, Riversul e Vargem.

Em 30 de dezembro de...

1915 – José Maria Xavier de Freitas, negociante em São Paulo, visita São Caetano em companhia da família.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Há 18 meses a França queria a paz; hoje deseja a guerra’.

1990 – Inaugurado no Brasil (RJ), o serviço de telefonia celular.

2000 – Queda de alambrado interrompe a final da Copa João Havelanche entre São Caetano e Vasco da Gama, no Rio de Janeiro.

Diário há 30 anos

Domingo, 29 de dezembro de 1985 - ano 28, nº 6019

Futebol – Vila Alice vence o Primeiro Campeonato dos Veteranos do Grande ABC, a Copa Pirelli. Ouro Verde fica em segundo lugar.

Social – Suplemento com 36 páginas traz a retrospectiva do ano no Grande ABC, com uma mensagem da editora Claudete Reinhart: “Que a passagem do Cometa Halley signifique novas esperanças de novos tempos, que haja realmente paz sobre a Terra e que aumenta cada vez mais o número de homens de boa vontade.”

Santos do Dia

- Sagrada Família. Jesus nasceu numa verdadeira família para receber tudo o que necessitava para crescer e viver, mesmo sendo muito pobre. Teve o amor dos pais unidos pela religião, trabalhadores honrados, solidários com a comunidade, conscientes e responsáveis por sua formação escolar, cívica, religiosa e profissional.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Anísia

- Libério

- Sabino 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;