Setecidades Titulo
Semasa trocará hidrômetros para poupar água
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
29/05/2010 | 08:25
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começa nos próximos dias a vistoriar as ligações com a rede de distribuição de água da cidade. O plano pretende diminuir o desperdício e prevê a troca de 108 mil hidrômetros - equipamento que faz a medição do consumo.

O investimento é de R$ 24 milhões. Segundo o Semasa, só serão substituídos os aparelhos que apresentarem problemas e nenhum custo será repassado aos usuários.

Ao todo, Santo André tem hoje mais de 169 mil ligações com a rede de água, sendo 135,6 mil residências, 15,4 mil comerciais e 1.455 industriais. Se operado adequadamente, o hidrômetro tem vida útil média de cinco anos.

Superintendente do Semasa, Ângelo Pavin informou que a empresa terceirizada responsável pelo serviço está atualmente montando seu galpão na cidade e deverá iniciar os trabalhos nas ruas ainda no começo de junho. O contrato é de 36 meses.

"Vamos verificar os hidrômetros, pois muitos já perderam seu poder de medição e podem marcar de maneira incorreta o volume de água consumido, tanto para mais quanto para menos", esclareceu.

Antes das visitas começarem, a população será informada das ações por meio de peças de publicidade e de ligações telefônicas do serviço de informação do Semasa.

Segundo Pavin, atualmente o índice de desperdício de água em Santo André é de 28%. "Consideramos a média excepcional, na comparação com outras cidades, mas é preciso reduzir mais."

Para o pós-doutorando no Instituto de Geociências da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Mauricio Waldman, o esforço é bem-vindo, porém está longe do padrão de países como o Japão e a Alemanha, onde o índice varia de 5% a 8%.

"Se pensarmos que a média de perda da região metropolitana de São Paulo é de 40%, o índice de Santo André é bom, mas ainda está muito além do aceitável, pois mais de um quarto de toda a água ainda é desperdiçado."

 

 

São Caetano quer melhorar sistemas de água e esgoto

 

 

São Caetano também pretende melhorar a oferta dos serviços de saneamento básico no município. Dentro de aproximadamente 60 dias, a Prefeitura espera iniciar obras nas redes de água e esgoto. Elas deverão ficar prontas em 12 meses. O investimento é R$ 5,5 milhões.

Os projetos estão em fase de licitação e preveem obras de construção de emissários, remanejamento e ampliação de redes que transportam os dejetos, e remanejamento e ampliação de redes de abastecimento de água potável.

As intervenções de abastecimento de água potável serão realizadas em vias dos bairros Centro, Barcelona, Boa Vista, Cerâmica, Olímpico e São José.

Receberão os serviços das redes de esgoto as ruas e avenidas dos bairros Barcelona, Cerâmica, Mauá, Olímpico e Vila Gerty.

São Caetano é o único município do Grande ABC que faz parte da lista das cidades denominadas 300% pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), pois possuem a universalização dos serviços - ou seja, 100% de distribuição de água, coleta e de tratamento de esgoto.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;