Esportes Titulo
Corinthians empata e estraga festa de Pet
Dérek Bittencourt
do Diário do Grande ABC
06/06/2011 | 07:11
Compartilhar notícia


A festa foi toda armada para a despedida de Petkovic do futebol. A torcida do Flamengo lotou o Engenhão, montou um mosaico gigante com o nome do meia e a bandeira da Sérvia ao fundo. A diretoria entregou placa homenageando o atleta, que atuou apenas os primeiros 45 minutos e depois deu volta olímpica. Mas o Corinthians não quis saber do clima festivo e estragou parcialmente as comemorações, segurando o placar de 1 a 1.

O resultado manteve as duas equipes invictas no Campeonato Brasileiro. Melhor para o Timão, que assumiu a liderança do torneio (pelo menos até quarta-feira, quando Atlético-MG e São Paulo se enfrentam), agora com sete pontos. Já o Flamengo chegou aos cinco, na nona colocação.

Quando a bola rolou, o que se viu foi muita movimentação de ambos os lados do campo. As equipes tinham características semelhantes, misturando velocidade e cadência entre seus jogadores de meio-campo e ataque.

Pelo lado flamenguista, a maioria das bolas passavam pelos pés de Ronaldinho Gaúcho, enquanto Danilo era o responsável pela criação corintiana. Já Wanderley (ex-Santo André) e Bottinelli, do Fla, Willian, Liedson e Jorge Henrique, do Timão, impunham rapidez à partida. A diferença é que a equipe paulista sabia utilizar as laterais.

Quem teve a primeira chance foi o Corinthians: Willian arriscou de fora da área, Felipe defendeu e Liedson tentou no rebote, para nova defesa do ex-goleiro corintiano, agora do Flamengo. A resposta rubro-negra veio em chute de Bottinelli, que saiu por sobre o gol.

Jorge Henrique teve nova oportunidade para colocar o Timão à frente, mas chutou cruzado na rede pelo lado de fora. O time carioca novamente devolveu em finalização de Bottinelli, mas como na primeira, errou.

E com tantos medalhões em campo (Petkovic, Ronaldinho Gaúcho e outros), foi um estreante quem fez a diferença: o lateral Weldinho, do Corinthians. Aos 18, o jogador fez bela jogada pela direita e cruzou na medida para Willian, que se antecipou à zaga e abriu o placar.

O gol acordou o Flamengo, que passou a tocar mais a bola. Entretanto, tinha problemas na finalização, apenas com Wanderley mais à frente, afinal Ronaldinho Gaúcho, escalado no ataque, voltava em demasia. Na base da pressão, os cariocas empataram: após falta de Fábio Santos em Gaúcho, o ex-corintiano Renato Abreu cobrou com perfeição, no ângulo, sem chances para Julio Cesar.

No intervalo, homenagens a Petkovic e o tão difícil adeus. Mas depois que o sérvio deixou o campo, dois jogadores viraram personagens principais: Julio Cesar e Felipe. Se não houve mudanças no placar na segunda etapa, deve-se às intervenções perfeitas dos goleiros.

Logo aos quatro, após escanteio cobrado por Bottinelli, Renato Abreu cabeceou e o arqueiro corintiano fez bela e providencial defesa.

Ambas as equipes buscavam a vitória e, por isso, davam espaços. Em um dos vacilos corintianos, Ronaldinho chutou da entrada da área e a bola bateu na trave.

No último lance de perigo, Morais cobrou escanteio, Leandro Castan desviou e Felipe garantiu o empate.

 

Willian comemora boa fase, mas descarta ser talismã

O atacante Willian não escondia a satisfação por ter marcado mais um gol com a camisa corintiana, principalmente em um jogo tão complicado contra o Flamengo, na casa do adversário (lotada, por sinal), e que garantiu a ponta do Campeonato Brasileiro para a equipe. Por outro lado, descartou o rótulo de talismã do time.

"É uma disputa sadia com grandes jogadores, sei do meu potencial e do que posso render. Deixo esse rótulo de talismã para torcida e para a imprensa, estou lutando para fazer um bom trabalho agora como titular. Jogadores estão chegando para qualificar o grupo, mas vou dar o máximo para procurar meu espaço dentro da equipe", afirmou.

Sobre a partida, Willian admitiu dificuldades, mas exaltou o resultado. "A gente sabia que ia ser um jogo difícil. Foi uma partida muito disputada. Queríamos a vitória, claro, mas o empate ficou de bom tamanho. Temos de somar pontos sempre."

A boa fase que vive, segundo o próprio atacante, é fruto de trabalho para se adaptar às novas funções no Corinthians. "Diferente do que fazia no Figueirense, tenho de acompanhar os laterais quando tiver jogada deles. Estou aprendendo a jogar de outra forma com o professor Tite. Antes eu entrava no lugar do Dentinho só para dar mais velocidade", explicou Willian.

 

WELDINHO - O lateral-direito que estreou ontem e fez a jogada do gol de Willian recebeu elogios do técnico Tite. "Fico muito contente com a partida que ele fez. Um jogador que veio do Paulista e estreia num clássico com o Flamengo dando até passe pra gol. Tenho apenas que parabenizá-lo, porque não foi um jogo fácil pra ele", disse o treinador.

 

Julio Cesar desabafa sobre Renan

Responsável direto pelo resultado com diversas boas defesas durante o jogo, o goleiro Julio Cesar desabafou sobre um assunto que não tinha nada a ver com o empate diante do Flamengo: a contratação de Renan, do Avaí.

O técnico Tite afirmou durante a semana passada que mesmo com a chegada do jovem jogador, o atual dono da posição seria mantido como titular no gol corintiano. Ontem, Julio Cesar falou a respeito disso. "Fico muito feliz com a confiança do treinador, porque não foi em dois jogos que eu virei titular. Eu estou aqui há cinco anos, trabalhando duro para chegar onde cheguei", afirmou.

Julio Cesar ainda destacou que a briga por posições é natural e que Renan é muito benvindo ao Timão. "O Renan vai ser muito bem recebido, como todos são no Corinthians, e nós vamos ter uma briga saudável. Só sei que quando o Tite precisar de mim, eu vou estar sempre aí pra ajudar", comentou.

 

FALHA? - Houve quem disse que o goleiro falhou no golaço de falta de Renato Abreu. Julio Cesar, porém, justificou. "Tinha muita gente na minha frente, eu até pedi para o Danilo limpar um pouco. Só vi quando a bola saiu da barreira. Foi uma grande cobrança", analisou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;