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Quando você tem de demitir

processo demanda pelo menos 3 meses até a tomada de ação


Cíntia Bortotto

18/03/2013 | 00:00


Atendendo a algumas solicitações e dúvidas sobre o assunto, decidi retomar este delicado tema da demissão. Quando a empresa deve partir para a demissão de um funcionário? Não é uma tarefa fácil para os gestores tomar uma decisão como esta. Quando a empresa recebe feedbacks sobre o comportamento inadequado ou a má performance do colaborador, sem ajuste do comportamento ou melhoria do desempenho, pode haver uma demissão. Normalmente, salvo em caso de ética, a demissão não deveria ser sumária ou trazer surpresa para o colaborador demitido, ou seja, o processo demanda pelo menos uns 3 meses até a tomada de ação. Normalmente, esta é uma decisão do gestor que pondera, sim, a opinião do RH e dos níveis superiores, mas em última instância é uma decisão que cabe ao gestor. Em geral se leva em conta o seguinte:- Comportamentos valorizados pela empresa. Alguns comuns são: capacidade de trabalhar em equipe, ter facilidade de relacionamento interpessoal, capacidade analítica, planejamento, capacidade de cumprir prazos, assertividade, capacidade de ouvir e superar as expectativas dos clientes;- Desempenho: é a capacidade que a pessoa tem de demonstrar que cumpre o que é combinado para o seu cargo, para seus projetos, se cumpre os prazos, se faz o trabalho com qualidade. O colaborador é eficiente e eficaz? Estas são perguntas importantes para se medir o desempenho. Para quem é gestor, seguem algumas dicas para lidar com essa situação complicada:- Comece retomando os feedbacks dados anteriormente; - Traga exemplos concretos e específicos caso a pessoa não tenha melhorado o comportamento e caso ela não tenha desempenhado conforme as expectativas da empresa;- Se você estiver desconfortável, fale para pessoa o quanto é difícil para você estar tendo aquela conversa;- Mostre que desempenho é algo que está contido no espaço e tempo, ou seja, a pessoa pode melhorar em outro emprego;- Demonstre interesse em ajudar, pergunte se pode fazer algo pela pessoa. Mas, não prometa nada;- Atue com quem pode tomar a decisão acerca dos pedidos feitos por quem está saindo. Veja o que é possível ser feito;- Dê o retorno rápido, a pessoa demitida tende a ficar com o nível de ansiedade mais elevado. Algumas empresas investem em processos de recolocação para os profissionais para minimizar os traumas da demissão. Isto é comum em casos de um grande volume de desligamentos ou para posições gerenciais e de diretoria. É importante que você, como gestor, aja de forma transparente e segura. Siga confiante e boa sorte! 



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