Setecidades Titulo Tecnologia e saúde
Hospital Brasil alcança marca de 2.000 cirurgias feitas com uso de robô

Equipamento da Rede D’or São Luiz, que fica em Santo André, implantou uso da tecnologia assistida em 2016; método traz benefícios aos pacientes

Joyce Cunha
Da Redação
26/05/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação


O Hospital e Maternidade Brasil, em Santo André, administrado pela Rede D’or São Luiz, atingiu a marca de 2.000 cirurgias robóticas realizadas desde a implantação da tecnologia na unidade, em 2016. O procedimento de número 2.000 foi realizado neste mês, para o tratamento de paciente com endometriose, doença que afeta o tecido que reveste o útero. 

O cirurgião responsável pelo caso, Rogers Camargo explica que este é avanço em relação a outros recursos utilizados, entre os quais a videolaparoscopia, método que ainda é padrão para o tratamento da endometriose. “Estudos já indicam a superioridade da cirurgia robótica assistida em relação à laparoscopia convencional. O uso da tecnologia reduz o trauma operatório, porque nos dá uma visão privilegiada, então, a cirurgia tem menos sangramento e é mais precisa. Isso também garante ao paciente menor tempo de internação e o retorno mais rápido às atividades do dia a dia”, explicou Camargo, que é ginecologista e coordenador do Centro de Endometriose do Hospital Brasil. 

O procedimento, que ainda não consta no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que garante e torna público o direito assistencial dos beneficiários dos planos de saúde contratados a partir de 1º de janeiro de 1999, representa entre 3% a 5% das cirurgias realizadas mensalmente na unidade de Santo André. 

Gerente médica do Hospital Brasil, Stéphanie Santin considera a realização das 2.000 cirurgias como importante marco para a saúde, e prevê crescimento no uso do recurso. “A ideia é ampliar o uso da tecnologia a partir da ampliação do hospital. Teremos condições de aumentar o número de procedimentos e tornar a cirurgia robótica assistida mais factível para mais pacientes”.

O Hospital Brasil é o maior complexo privado de saúde do Grande ABC e único da região a oferecer a cirurgia robótica. A plataforma, chamada Da Vinci, foi utilizada pela primeira vez no Hospital Brasil, em 2016, em uma prostatectomia, remoção da próstata e tecidos que a rodeiam.

De lá para cá, cirurgiões da unidade participaram de treinamento e foram habilitados para a utilização da tecnologia. Entram na lista dos 2.000 procedimentos com robô realizados na unidade cirurgias do aparelho digestivo, bariátricas, cirurgias oncológicas e ginecológicas. 

Somente este ano, mais de 150 procedimentos foram realizados com a assistência robótica no Hospital Brasil. A expectativa é a de que mais de 500 cirurgias deste tipo sejam feitas até dezembro. De acordo com a rede, há projeto de ampliação do hospital, que terá novo centro cirúrgico, com 18 salas adaptadas para cirurgias robóticas.

Além do Grande ABC, a Rede D’or São Luiz possui 18 robôs Da Vinci distribuídos em unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Aracaju e Recife, e mais de 16,5 mil procedimentos realizados com o uso da tecnologia. Desde 2015, ano de lançamento do Programa de Cirurgia Robótica do grupo, 550 médicos foram capacitados para operar utilizando a plataforma robótica. 

Na região, a Rede D’Or São Luiz administra sete hospitais. Além do Hospital Brasil, em Santo André, há centros médicos em São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;