Cultura & Lazer Titulo
Espetáculo ‘Ary, o Brasileiro’ é atração em Mauá nesta quarta
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
16/12/2003 | 19:55
Compartilhar notícia


Dois meses depois de passar por São Caetano, chega nesta quarta, ao Teatro Municipal de Mauá, o espetáculo Ary, o Brasileiro, em homenagem ao centenário de nascimento do compositor de Aquarela do Brasil. A apresentação única ocorre às 20h30, com entrada franca.

Ary, o Brasileiro é uma montagem itinerante que irá percorrer 52 cidades até maio de 2004, como parte das celebrações de 50 anos da Petrobrás, patrocinadora da série. A produção tem como foco a vida e a obra de Ary Barroso, artista, que além de célebre compositor, foi figura proeminente da sociedade carioca nas décadas de 40 e 50.

O espetáculo é multimídia. A música fica a cargo do grupo Bons Tempos, de Campinas. De acordo com Newton Gmurczyk (voz e violão de sete cordas), são exibidos sucessos e composições menos conhecidas do autor, como as sertanejas e as marchinhas de Carnaval.

“Algumas dessas músicas são tocadas de forma semelhante às gravações originais; outras têm arranjos modernos. Isso é proposital. A obra dele é tão rica e bem feita que dá margem a várias interpretações”, disse Gmurczyk, à época da apresentação em São Caetano.

Na Baixa do Sapateiro, Os Quindins de Iaiá e No Tabuleiro da Baiana serão executadas fielmente às originais. Rio de Janeiro e Morena Boca de Ouro, entre outras, terão a leitura do Bons Tempos. Aquarela do Brasil, É Luxo Só e Dá Nela também estão garantidas no repertório.

A execução das músicas é entremeada por falas, exibições de vídeo e passagens mais teatrais, com simulação de momentos vividos por Ary Barroso. O jornalista Sérgio Cabral, autor da biografia No Tempo de Ari Barroso (editora Lumiar), aparece no telão em três momentos diferentes, comentando alguns fatos relativos à vida de Ary.

As cenas foram gravadas nos locais dos acontecimentos: a Rádio Nacional, onde ele fazia seu famoso programa de calouros; o Estádio do Maracanã, onde narrava jogos de futebol sem esconder sua paixão pelo Flamengo; e o bar onde fazia o costumeiro happy hour com os amigos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;