Tecnologia Titulo
Astrônomos encontram galáxia gêmea da Via Láctea; veja imagem
Bianca Bellucci
Do 33Giga
27/05/2021 | 10:56
Compartilhar notícia


A formação da Via Láctea, galáxia da qual o Sistema Solar faz parte, é um mistério para os astrônomos. A versão mais usada é a de que seus discos finos e grossos teriam surgido a partir de colisões violentas, formando, assim, um ecossistema único. Só que essa teoria foi posta em xeque na última segunda-feira (24). Isso porque cientistas divulgaram imagem e estudo sobre uma galáxia gêmea, com as mesmas características da nossa.

Leia mais:
Para desvendar energia escura, telescópio mapeará 30 milhões de galáxias
50 galáxias incríveis clicadas pela NASA

A galáxia chamada de UGC 10738 apresenta discos grossos formados por estrelas antigas ricas em hélio e hidrogênio, enquanto os finos são compostos por estrelas jovens que possuem metais como elemento principais. Essas características são idênticas às da Via Láctea. Assim, o estudo sugere que essa formação seria padrão na evolução de uma galáxia, e não uma exceção. Os astrônomos ainda apontam que o processo é longo e lento, mas constante.

A galáxia gêmea da Via Láctea está localizada a 320 milhões de anos-luz de distância. A UGC 10738 foi captada pelo telescópio VLT (Very Large Telescope), localizado no Chile. O estudo foi conduzido por Nicholas Scott e Jesse van de Sande, ambos integrantes da Universidade de Sydney e do All Sky Astrophysics in 3 Dimensions (ASTRO 3D).

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;