Márcio Bernardes Titulo Márcio Bernardes
Emoções(?!)

Começou mais um Brasileiro. Pontos corridos e a tentativa de uma integração nacional por meio do futebol. Os melhores times do País estão em campo nas Séries A e B. As regras são justas e democráticas. Quem marca mais pontos é campeão...

Márcio Bernardes
17/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Começou mais um Brasileiro. Pontos corridos e a tentativa de uma integração nacional por meio do futebol. Os melhores times do País estão em campo nas Séries A e B. As regras são justas e democráticas. Quem marca mais pontos é campeão.

Uma certeza e uma dúvida: não será uma competição com bom nível técnico. Se não bastasse a Europa, que leva facilmente nossos melhores jogadores, agora a China, com muito dinheiro, contratando quem quiser e desfalcando nossos clubes. No começo do ano fizeram um desmanche no Corinthians. E na próxima janela de transferências ameaçam levar mais jogadores de algumas equipes.

Reconhecemos que, com a economia em farelos, o real desvalorizado, um calendário cada vez mais contestado, é impossível manter aqui no País qualquer bom jogador.

Não temos nenhum craque jogando atualmente no Brasil. Apenas jogadores regulares ou candidatos a craques. E nossas bases não estão mais produzindo tantos talentos como antigamente. Aliás, conta-se que as categorias inferiores de vários clubes lembram a máfia.

A competição vai até 4 de dezembro, serão 38 rodadas no total, mas o torcedor precisa compreender as limitações de todas as equipes. E não exigir grandes espetáculos como se estivesse no Camp Nou ou no Allianz de Munique. As ameaças da torcida do Corinthians, por exemplo, contra Tite, são irresponsáveis. Tem de dar tempo ao tempo. E na marra fica mais difícil.

A dúvida sobre o campeão deste ano será esclarecida mais ou menos em novembro. Como sempre, cinco ou seis equipes, as de sempre, são favoritas. Vai depender das contusões, cartões e muita sorte de não aparecer um clube de fora querendo tirar mais jogadores dos times.

Palmeiras melhor

Dos quatro grandes paulistas que estrearam no Brasileiro, por causa da goleada no Atlético-PR e do bom futebol, ficou patente que o Palmeiras saiu na frente. Destaque também para o São Paulo, que com o time reserva foi ao Rio de Janeiro e ganhou do Botafogo. O Corinthians só empatou em casa com o Grêmio. E o Santos decepcionou, perdendo para os suplentes do Atlético-MG.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;