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Diadema discute carga e descarga
Fabrício Calado Moreira
Do Diário do Grande ABC
13/05/2005 | 08:20
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A exemplo do que foi feito na cidade de São Paulo, Diadema poderá limitar os horários de carga e descarga nas vias públicas do município. A proibição valerá principalmente para trechos do Centro e uma parte da avenida Piraporinha, no bairro Piraporinha (veja arte). Pelo projeto de lei da vereador Regina Gonçalves (PV), a carga e descarga será permitida na cidade apenas no horário das 10h às 16h. A proposta foi aprovada nesta quinta-feira em primeira votação pela Câmara Municipal.

Ficarão proibidas operações de carga e descarga das 7h às 10h e das 16h às 19h. Nestes períodos, os caminhões poderão circular, mas não carregar ou descarregar. "Não estamos proibindo caminhões de circular pela cidade, apenas estipulando horários de carga e descarga", explica a vereadora.

Haverá restrição da rua São Jorge até a avenida São José, e da São José até a rua Mantiqueira; os dois sentidos do trecho entre a rua Orense e a praça Angelina de Melo; a rua Manoel da Nóbrega, no trecho entre as ruas Anchieta e Vitalina Caiaffa Esquível; e os dois sentidos da avenida Piraporinha, entre a praça Bom Jesus e a avenida Fagundes de Oliveira.

Punição - A multa pelo descumprimento da lei, pelo projeto, é de 200 UFDs (Unidade Fiscal de Diadema), o que equivalente a R$ 367. A justificativa da parlamentar verde para apresentar a proposta é melhorar o fluxo de trânsito e diminuir os níveis de congestionamento, além de reduzir a emissão de poluentes.

Regina Gonçalves argumenta que a medida também beneficiará quem não anda de carro. "Não é só o motorista (que é prejudicado), o usuário de transporte coletivo também enfrenta congestionamento e chega atrasado ao trabalho." Segundo Regina, a maioria das transportadoras que prestam serviços atualmente em Diadema é de outras cidades. Ela afirma que os pontos onde foram propostas restrições de carga e descarga são problemáticos no sistema viário da cidade. "Pelo volume de tráfego, nosso sistema viário tem ruas estreitas". A parlamentar destaca também que Diadema tem o Centro dividido, cortado pelos corredores de trólebus e ABD.

Mais discussão - Apesar da aprovação desta quinta na Câmara, vereadores querem envolver outros setores da sociedade no debate do projeto. "Podemos evitar o desgaste discutindo a questão com a Ascid (Associação Comercial de Diadema)", sugeriu Laércio Soares (PC do B). Outro parlamentar, Milton Capel (PMDB), apressou-se em adiantar a posição da entidade. "É claro que a Ascid vai dizer não", garantiu.

O PSDB posicionou-se contrário a um dos artigos do projeto, que determina que caberá à Secretaria de Transportes fiscalizar a lei de restrição de horários de carga e descarga. A autora do projeto, Regina Gonçalves, sugere a discussão de mudanças pontuais antes da segunda votação. Se for aprovada em segundo turno, a proposta seguirá para sanção do prefeito José de Filippi Júnior (PT).

Para a vereadora do PV, é normal que o comércio resista à proposta, mas deve se adaptar à nova regra em um segundo momento. "Se o comerciante analisar com mais critério, verá melhorias." Regina argumenta que a restrição nos horários de carga e descarga possibilitará aos clientes em potencial chegar ao comércio. "O cliente hoje desiste de fazer compras e vai para o shopping por causa do trânsito."




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