Memória Titulo Memória
O menino repórter vem a São Caetano cobrir a despedida do arqueiro Donah

Hoje é o aniversário do jornalista e engenheiro agrônomo Antonio Carlos Nogueira de Oliveira, o Leivinha, membro do Memofut e historiador do futebol em São João da Boa Vista

Ademir Medici
24/07/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


Foi em 1964. Com 10 anos de idade, Antonio Carlos – o futuro Leivinha – acompanhou a delegação de São João da Boa Vista para um jogo do Palmeiras da sua cidade com o Saad em São Caetano.
Hoje a foto do chamado Palmeiras ‘Alvinegro’ em São Caetano faz parte de um acervo de 1.500 imagens que ilustram a história esportiva de São João da Boa Vista e região, reunidas por Leivinha.
Donah, aos 18 anos, despedia-se do Palmeiras do Interior. Estava se transferindo para a Academia da Sociedade Esportiva Palmeiras, onde atuaria até 1967 como reserva do arqueiro Valdir: foi campeão paulista em 1966 e brasileiro em 1967.

Sangue jornalístico
Depoimento: Antonio Carlos Nogueira de Oliveira, Leivinha

Formado em engenharia agrônoma, durante 15 anos trabalhei no Grupo Bradesco, no setor de inseminação artificial de bovinos, dentro do projeto PecPlan (Pecuária-Planejamento).
Viajei pelo Vale do Paraíba, visitando fazendas, mas o sangue jornalístico-esportivo falou mais alto. Retornei à minha terra. E a partir de 1999 dedico-me inteiramente ao setor esportivo.
Fundei, em São João da Boa Vista, o jornal Momento Esportivo, cuja primeira edição foi lançada em 21 de dezembro de 2001 – 20 anos a serem completados em dezembro.
Colaboro com O Município, de São João da Boa Vista, um jornal de 115 anos onde mantenho a coluna Baú do Esporte, reunindo mais de 1.500 fotos esportivas.

O PAI
Meu pai, o Cajuca, foi zagueiro da Sanjoanense antes da chegada ao clube de Mauro Ramos de Oliveira. Num amistoso com o São Paulo, Mauro marcou tão bem a Leônidas que aos 17 anos foi contratado e fez uma brilhante carreira, cujo ápice foi erguer a Copa do Mundo no Chile, em 1962
Com 11 meses, perdi meu pai.

A MÃE
Minha mãe era a chefe da Coletoria Estadual. Com ela trabalhava Benedito Geraldo Cardoso do Amorim, correspondente de A Gazeta Esportiva, com atuação na imprensa local. Usava o pseudônimo “Ito Amorim”.

ITO AMORIM
Fui seu colaborador. A seu pedido, frequentava campos de futebol, anotando escalações de times e árbitros, registrando resultados dos jogos amadores. Graças a ele, virei um repórter precoce e segui seus passos como correspondente esportivo e editor em vários jornais, até chegar ao Momento Esportivo, que noticia os fatos atuais e trata da memória do esporte e esportistas na cidade.

MEMOFUT
Toda essa vivência no esporte me aproximou do Memofut, que é de fundamental importância na construção da memória do futebol. Abrange cada vez mais a matéria. É uma delícia participar.

VIAGEM NO TEMPO
Se pudesse, retornaria à década de 1960, quando o futebol a todos encantava. A década áurea do futebol brasileiro. O Santos de Pelé brilhava. Palmeirense, ia assistir a jogos do Corinthians para ver Rivellino, a jogos do São Paulo para ver Roberto Dias.

O APELIDO
Quando o Palmeiras contratou Leivinha junto à Portuguesa de Desportos, saiu uma foto dele com o Leão. Fui considerado muito parecido com ele, daí o apelido.
Em 2013, Leivinha veio jogar em São João da Boa Vista por uma equipe de masters. Foi quando nos conhecemos. Alguém me chamava pelo apelido, Leivinha respondia.
– Aqui em São João você é o Leivinha, eu sou aplicativo – me disse o xará.

ÍDOLOS
Inúmeros. Cito Bellini e Mauro, que iniciaram carreiras em São João da Boa Vista e nunca esqueceram a cidade. Durante 28 anos a cidade promoveu o Encontro de Amigos, num sítio, sempre no segundo domingo de outubro. Mauro e Bellini participaram mais de 20 vezes. Tornamo-nos bons amigos.
Em janeiro de 1959, Bellini, campeão do mundo na Suécia, veio visitar a cidade e eu, menino, tirei uma foto com ele.
Mais recentemente, fizemos uma campanha para que a Câmara Municipal outorgasse o título de cidadãos sanjoanenses aos dois, in memorian. Uma linda festa. Bellini representado pela mulher, Giselda; Mauro, pela filha, Sylvia.

EMOÇÃO MAIOR
Ter conhecido Zico. Rondinelli (ex-jogador do Flamengo) organizou um amistoso entre o time do Zico – CF Zico em São José do Rio Pardo. Passamos uma semana no Rio de Janeiro, acertando detalhes, e pude conversar durante três horas numa sala com o Zico. Depois ele acompanhou seu time até Rio Pardo.

De primeira
Nascimento – São João da Boa Vista, 24 de julho de 1954
Filiação – Benedito Fernandes de Oliveira (Cajuca) e Maria Nazaré Nogueira de Oliveira
Filha – Maria Fernanda, advogada
Formação – Engenharia agrônoma, pela Faculdade Manoel Carlos Gonçalves, do Espírito Santo do Pinhal, turma de 1982.
Padrinhos do Memofut – Max Gehringer e Celso Unzelte
Livro – 100 anos de Futebol em São João da Boa Vista (1ª Ed, 2008, com prefácio do narrador Luís Roberto de Múcio; 2ª Ed., 2013, com prefácio do professor e jornalista Celso Unzelte).

Internet
leivinha.com.br; http://www.omunicipio.jor.br

Hoje é o aniversário do jornalista e engenheiro agrônomo Antonio Carlos Nogueira de Oliveira, o Leivinha, membro do Memofut e historiador do futebol em São João da Boa Vista.

Diário há meio século

Sábado, 24 de julho de 1971 – ano 13, edição 1595
Destaque – Nova vitória de Servílio de Oliveira: derrotou ontem (23 de julho de 1971) o francês Claudio Lapenti, por pontos, no ginásio do Ibirapuera.
Radicado em Santo André, Servilio de Oliveira era campeão sul-americano dos pesos pesados e oitavo colocado no ranking mundial da categoria.

Em 24 de julho de...

1921 – Primeiro de Maio FC estreava na Segunda Divisão da Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticos) de 1921 frente ao Palmeiras FC, no Cambuci.
1991 – EC Santo André estreia no Campeonato Paulista de 1991: vitória por 3 a 2 sobre o São Bento, no Estádio Bruno Daniel.

Hoje

- Dia da Iluminação Elétrica no Brasil. Marca a inauguração, em 1883, do primeiro serviço público de iluminação elétrica da América Latina. Em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

Santos do Dia

- Cristina. Mártir. Viveu no século III.
- Luísa de Saboia (França, 1462-1503): benemérita e autora de meditações sobre o rosário
- Niceta
- Sarbélio Makhluf

Municípios Brasileiros

- Hoje é o aniversário de Itatinga, no Estado de São Paulo. Elevado a município em 1896, quando se separa de Avaré.
- Pelo Brasil: Angical do Piauí; Frei Gaspar (Minas Gerais); Itapiranga (Amazonas).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;