Cerca de um quarto das nossas emissões de carbono vem dos deslocamentos pessoais. Os veículos motorizados
Cerca de um quarto das nossas emissões de carbono vem dos deslocamentos pessoais. Os veículos motorizados são os principais responsáveis pelos poluentes nos centros urbanos e o uso da bicicleta é exemplo de alternativa a este problema.
O Brasil é o terceiro produtor mundial de bicicletas e o quinto maior mercado consumidor. Você sabia que já temos mais bicicletas que automóveis? A frota estimada de bicicletas é de 60 milhões e a de automóveis, 50 milhões.
Deslocamentos por bicicleta representam quase 6% do total de viagens e é bom salientar que as viagens urbanas de bicicleta já ultrapassam as viagens com o uso do táxi. Qualquer percurso de menos de três quilômetros é ideal para fazer de bike.
Infraestrutura
É ‘eventualmente' perigoso, mas não é ‘necessariamente' perigoso andar de bicicleta no trânsito. É preciso que os responsáveis pela mobilidade nas cidades compreendam quais são as necessidades da bicicleta e o que deve ser feito para garantir a convivência da bicicleta com outros veículos.
Um aspecto importante a ser enfrentado na criação de espaços exclusivos para as bikes nas cidades é a resistência dos comerciantes à implantação de uma ciclovia em frente aos seus estabelecimentos, achando que esse tipo de equipamento vai tirar seus clientes, quando, na realidade, estudos feitos no Exterior mostram que é o oposto: com a ciclovia, o ciclista visita mais a loja.
Benefícios
Melhora a sua saúde; os ganhos com o exercício físico e o fortalecimento muscular diminuem o risco de enfarte;
Diminui o nível de estresse;
Custa pouco e a manutenção é barata. Não se gasta nada com combustível, seguro, emplacamento, IPVA, estacionamento, revisão periódica.
Rapidez. Os constantes congestionamentos fizeram da bicicleta uma excelente alternativa nas cidades;
Praticidade para estacionar. Uma boa tranca e um poste já bastam para estacionar uma bicicleta.
Não polui e não emite ruído;
O risco de acidentes é menor que o das motos.
Pedale com confiança
Fique atento para sempre ser visto, use cores claras;
Cuidado com os pedestres;
Posicione-se corretamente a um metro do meio fio e dos carros;
Espere o inesperado;
Cuidado extra nos cruzamentos. É aí que os acidentes acontecem;
Mantenha a calma e seja educado;
Mantenha os olhos e ouvidos em alerta para perceber o perigo rapidamente;
Com um pouco de treinamento e capacete, qualquer risco que possa advir do uso da bicicleta é contrabalançado pelos benefícios de se manter saudável, ativo e independente;
Se você não está pronto para ser um ciclista em tempo integral, comece a substituir alguns de seus percursos por um passeio sobre duas rodas. Não pedale só na academia;
Com a integração, você pode ir de bicicleta até uma estação de metrô ou de trem, ou ainda de um terminal de ônibus, e nesses locais encontrar condições de deixar a bicicleta de forma segura, usando o transporte público para ir trabalhar e voltar até a estação, pegar a bicicleta e retornar para casa.
É bom comprar sua bike numa loja especializada que dê assistência na escolha do modelo adequado para você. A bicicleta tem de fornecer segurança e conforto. Compre uma bike de acordo com o seu tipo físico e utilização que você vai dar para ela.
Vamos, pegue uma sacola, pedale para ir ás lojas e ajude a salvar o planeta.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.