Cultura & Lazer Titulo
Seis grupos teatrais lançam jornal alternativo ‘O Sarrafo’
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
09/03/2003 | 21:35
Compartilhar notícia


Seis dos principais grupos de teatro paulistanos (Ágora – Centro para o Desenvolvimento Teatral, Folias D’Arte, Fraternal de Arte e Malas-Artes, Latão, Parlapatões, Patifes & Paspalhões e Vertigem) lançam nesta segunda o primeiro número do jornal O Sarrafo. O restaurante Domani Gastronomia, em São Paulo, recebe, às 20h, as companhias para o evento. Mensal e com distribuição gratuita, o jornal sai das rotativas com dez mil exemplares.

“O Sarrafo pretende ser uma alternativa à grande mídia, conquistar um espaço que ela não dá. Há trabalhos submersos, que não aparecem, e não apenas no teatro paulistano. Cada grupo tem espaço no jornal para falar sobre o que quiser, não necessariamente sobre o próprio trabalho. O título (O Sarrafo) tem uma conotação de bordoada, de falar o que se pensa”, afirma o diretor Ednaldo Freire, da Fraternal.

Além de colocar o teatro em discussão, as companhias querem “levantar um debate contemporâneo” sobre cultura em geral. “Não pretendemos olhar somente para o próprio umbigo, mas promover reflexões que possam questionar aspectos culturais e a nós também”, diz Freire.

O jornal, portanto, não é feito somente para a classe teatral. Conforme o editorial, “oferecer aos espectadores informações e conhecimentos que ampliem sua visão crítica é uma maneira de contribuir com o processo de democratização da cultura”.

Freire não descarta a inclusão de outros grupos no projeto: “Podemos aglomerar outras companhias nesse percurso. É bom engrossar o caldo”. De acordo com Freire, a publicação “é uma iniciativa espontânea dos seis grupos”.

“O Sarrafo surgiu da necessidade que algumas companhias têm de se expressar. É uma maneira de os grupos dialogarem entre si, guardando a individualidade de cada trabalho”, afirma.

A primeira edição contém entrevista-debate com representantes dos governos federal, estadual e municipal. O secretário de Música e Artes Cênicas do Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti, a secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin, e o secretário de Cultura do Município de São Paulo, Celso Frateschi, abordam as políticas culturais que implementam em suas gestões.

O Sarrafo publica, ainda, texto inédito de Oswald de Andrade, autor dos incendiários O Rei da Vela, O Homem e o Cavalo e A Morta. Alexandre Matte, Gianni Ratto e Iná Camargo Costa colaboram no primeiro número.

Ali Saleh (Fraternal), Aline Meyer (Ágora), Hugo Possolo (Parlapatões), Márcio Marciano (Latão), Miriam Rinaldi (Vertigem), Reinaldo Maia (Folias), Roberto Lage (Ágora) e Sérgio de Carvalho (Latão) assinam como editores.

O Sarrafo – Lançamento da primeira edição do jornal. Nesta segunda, às 20h. No Restaurante Domani Gastronomia – r. Peixoto Gomide, 2.002, São Paulo. Tel.: 3171-3722.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;