De olho no transito Titulo
Vai pegar a estrada?

Os seus cuidados devem começar antes mesmo de pegar a estrada...

Cristina Baddini
03/02/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Os seus cuidados devem começar antes mesmo de pegar a estrada. Sem algumas precauções, uma simples viagem com a família pode virar uma tremenda dor de cabeça. O primeiro ponto é verificar se a documentação do carro está em dia. Nada pior do que ser parado por uma blitz e na frente do guarda saber que a carteira de motorista está vencida ou que aquele imposto não foi pago. Preparei também uma lista com os principais itens a serem verificados para mostrar como fazer para deixar tudo em ordem. Veja também:

Conferindo o estado do carro

É hora de ver também a parte física do veículo. Luzes do carro, tais como faróis, lanternas, freio, ré e luz interna devem estar funcionando corretamente. Se algum defeito for conferido é multa na certa. Verifique também a validade do extintor de incêndio, se o limpador de para-brisas está funcionando e o nível de água no reservatório do sistema de arrefecimento (refrigeração) do motor.

Comportamento inadequado dá multas

O uso do cinto de segurança deve ser obrigatório. No banco traseiro também.
Dirigir alcoolizado é o pior dos motivos de levar multar. Além de ter o carro confiscado na blitz da Lei Seca, retenção da carteira de motorista, ainda é preciso pagar cerca de R$ 900. E não tem conversa, se for parado pelos policiais e for constatado um pouco que seja de álcool, já era. 

O jeito vai ser voltar para casa de ônibus ou táxi, sem carteira e com a dívida a ser resolvida. Procure fazer refeições leves antes de pegar a estrada. Comer demais ou ingerir comidas pesadas pode causar sonolência ou mal-estar durante a viagem. Nunca pegue a estrada com sono. 

Celular

Outro ponto também, muito comum e alvo de multa é o uso do celular enquanto se dirige. É incrível como tanta gente já teve de desembolsar muito dinheiro por conta disso. Ele distrai o motorista, podendo causar acidente.

ALTA VELOCIDADE EM VIA NÃO PERMITIDA

Infelizmente, tem gente que é bastante irresponsável e pisa no acelerador sem querer saber das consequências. Para solucionar esse problema, foram criados os radares, que fotografam o carro de quem passa acima de uma determinada velocidade. Agora o que é pior é tentar esconder a placa para que esses sinalizadores não identifiquem o carro. As pessoas tentam de tudo: verniz na placa, CD na traseira, placa com refletivo e muito mais. Isso não adianta nada e se a polícia pegar, ainda vai aplicar multa. 

Tenha sempre à mão o número do telefone de emergência da sua seguradora e confirme se o prazo de validade do seguro não venceu.

BAGAGENS 

Evite levar muita bagagem, já que peso extra significa mais consumo de combustível e maior distância de frenagem. Coloque tudo no porta-malas, deixando os volumes mais pesados embaixo. Não deixe objetos soltos no carro, pois eles podem ‘voar' em manobras bruscas e ferir os ocupantes. E para quem tem bagageiro e costuma colocar os objetos em cima do veículo, deve-se observar o limite máximo de 50 centímetros. Caso não respeite esse limite, o motorista está sujeito a uma multa de R$ 127. 

ANIMAIS

De acordo com o CBT (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir animais nas partes externas do veículo (como caçambas ou com parte do corpo para fora da janela) é infração grave sujeita a multa (art. 235). Além disso, se o motorista dirigir com o animal à sua esquerda ou entre os braços e pernas, estará cometendo uma infração média e também poderá ser multado (art. 252).

Apesar de a lei não obrigar que os animais sejam presos em coleiras ou caixas de transporte, transportá-los soltos não é uma boa opção. O ideal é transportá-los no banco traseiro, principalmente se o carro possuir air bag, pois seu estouro pode até mesmo matar o animal.

Não perca a paciência. Imprevistos acontecem. Lembre-se que você está passeando e não vale a pena perder o bom humor por causa de pneu furado. Todos esses cuidados podem parecer básicos, mas podem salvar vidas. Boa viagem




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;