Cultura & Lazer Titulo SHOW
Operário da boa música

Sapopemba apresenta segundo disco ao lado da Orquestra HB

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
11/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Pesquisador incansável dos ritmos da infância passada à beira do Rio São Francisco, em Alagoas - e de tantos outros que ficam perdidos pelo País afora -, Sapopemba faz show hoje e no dia 18 ao lado da Orquestra Heartbreakers e de Guga Stroeter, em São Paulo.

Reisados, guerreiros, congadas e serestas ganham acento jazzístico na apresentação. "Guga e os músicos da 'big band' dão uma roupagem diferente para cantigas bem arcaicas", diz Sapopemba, que lançou esse projeto há dois anos e só agora tem a chance de mostrá-lo formalmente.

Ele revela que o trabalho de garimpar esse material não tem fim e que a cultura popular de raiz, por mais que esteja cada vez mais afastada dos grandes centros, sufocada pela cultura de massa, ainda é importante. "A cultura popular tem importância, mas depende para quem. A grande mídia não está interessada, mas eu também não tenho interesse de ser o artista que é alvo dela", dispara.

PESQUISADOR CONTUMAZ

José Silva dos Santos, depois que saiu do Nordeste, ainda largou, há 35 anos, o bairro paulistano que virou o motivo de seu apelido para se estabelecer em Santo André, onde trabalha na Prefeitura.
Sapopemba concilia o trabalho de caminhoneiro com o de músico. Prestes a se aposentar, ele promete se jogar de cabeça nas pesquisas das músicas populares que cada vez mais ficam restritas nos recantos do Brasil. "Isso é matemático, vou continuar em busca de materiais perdidos."

Oportunidade:
O vozeirão de Sapopemba ainda não é o grande trunfo do músico alagoano que viveu a maior parte da vida em Santo André. O mais bonito é o reflexo de milhares de personagens e histórias que são recuperados nas suas canções. Oportunidade é algo raro para trabalhos como o dele. Quando foi convidado a cantar Luiz Gonzaga no Sesc Santo André, em outubro, ele ficou feliz pelo primeiro show de relevância em sua cidade. “Já fui nove vezes para a Europa cantar, mas aqui no Grande ABC nunca fiz um show como esse”, disse.

Sapopemba e Orquestra HB - Música. Na Sala Crisantempo - Rua Fidalga, 521 - São Paulo. Tel.: 3819-2287. Hoje e dia 18, às 21h. Ingr.: pague quanto quiser.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;