Cena Política Titulo
Expectativa em S.Caetano no TSE
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
28/10/2021 | 00:10
Compartilhar notícia


Começa hoje no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o julgamento virtual do recurso movido pelo ex-prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), de São Caetano, contra a decisão de primeira instância de impugnar seu registro de candidatura e seus votos obtidos na eleição do ano passado ao Palácio da Cerâmica. Esse é o único assunto na pauta política do município. São Caetano está perto de entrar no 11º mês de gestão interina do vereador Tite Campanella (Cidadania), prefeito em exercício por ser presidente da Câmara, período muito além dos três meses estimados inicialmente para resolução da celeuma jurídica. Há corrente política na cidade que acredita que alguns dos ministros escalados no TSE vá pedir vistas – e jogar qualquer desfecho só para o ano que vem. Outros avaliam como será a postura do ministro Alexandre de Moraes, que integra o time de julgadores, porque o tucano chegou a contratar o escritório da mulher de Moraes para defendê-lo em Brasília. Moraes, em casos no STF (Supremo Tribunal Federal) que sejam defendidos por seu antigo escritório, não tem se declarado impedido de participar, algo que reforça a tese de que ele vá compor a equipe que analisará o recurso.

Estremecimento
Os ânimos andam tão acirrados que na sessão de terça-feira os vereadores da base de sustentação do prefeito interino de São Caetano, Tite Campanella (Cidadania), se estranharam. Caio Salgado (PL) tinha em pauta seu projeto de lei que exige da concessionária de energia elétrica de retirar fios não utilizados dos postes. O liberal propôs emendas ao texto original e diz que conversou com os colegas a respeito das mudanças. Thai Spinello (Novo) comunicou que não sabia das alterações e pediu vistas por duas sessões. Caio não escondeu a irritação e cobrou, nas coxias da casa, o líder do governo, Gilberto Costa (Avante). Fato é que a casa aprovou pedido de Thai e o texto só retorna à pauta daqui duas semanas.

Castramóvel
A vereadora Ana Veterinária (DEM) celebrou o retorno do castramóvel em Santo André. A atuação do equipamento havia sido interrompida cinco meses atrás, e a Prefeitura alegava que tinha problemas com funcionários e com a montagem do ar-condicionado no espaço cirúrgico. O projeto foi resgatado no dia 20. “Está atendendo agora munícipes pré-cadastrados da região próximo ao morro da Kibon e ao Guaraciaba, atendendo assim as regiões do Jardim Carla, Condomínio Maracanã e adjacências. Fizemos várias indicações ao Executivo solicitando o retorno desse serviço, que atende os bairros mais afastados do Centro”, disse Ana.

Carga
Ainda em Santo André, chamou atenção discurso cheio de recados indiretos disparados pelo vereador Ricardo Zóio (DEM). O democrata reclamou sobre o posto de saúde da Cidade São Jorge, disse que havia conversado com o governo sobre melhorias no equipamento e que não teve resposta. Afirmou que aguardará mais um mês para voltar à carga, inclusive trazendo moradores do bairro à sessão.

Diploma
Assessora parlamentar do vereador Lucas Ferreira (DEM), de São Bernardo, Ingrid Ferreira Leite apresentou nesta semana o diploma de conclusão de curso universitário realizado na Faculdade de São Bernardo. Ela havia sido comunicada pela presidência da casa, sob gestão de Estevão Camolesi (PSDB), que seria exonerada se não protocolasse a documentação. Ingrid, inclusive, foi à Justiça e conseguiu liminar que impedia sua demissão, uma vez que mostrou que estava em luta para obter a documentação junto à instituição de ensino.

De saída
O vereador Almir do Gás (PSDB), de São Bernardo, avisou que vai deixar o G-10, grupo de vereadores aliados do prefeito Orlando Morando (PSDB), mas com ações independentes na casa. Ele tem reclamado de algumas discussões lideradas no bloco parlamentar.

Tour
Pré-candidato a deputado estadual pelo PDT, o empresário Cleber Broch esteve, na semana passada, em São José do Rio Preto, Interior do Estado, para dialogar com lideranças da cidade, entre elas o vereador Bruno Moura (PSDB). Ele tem percorrido municípios do Interior em busca de apoio para seu projeto eleitoral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;