Cena Política Titulo
Uma eleição para riscar do currículo
Raphael Rocha
01/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Vice-prefeito de Santo André e superintendente da Unidade de Relações Institucionais e Comunitárias, Luiz Zacarias (PTB) anda com a reputação política abalada na cidade. Sua atuação à frente da Secretaria de Serviços Urbanos já era questionada por suspeita de auxílio além da conta para seu filho, o vereador Lucas Zacarias (PTB). O prestígio foi arranhado pelo apoio dado à família Campos Machado na eleição do ano passado. Zacarias decidiu centrar forças na dobrada formada por Marlene Campos Machado (PTB), que buscou cadeira na Câmara Federal, e Campos Machado (PTB), deputado estadual. A primeira recebeu 567 votos em Santo André – ela não se elegeu. O segundo, 713 na cidade – ele se reelegeu. Tudo isso a despeito de seu correligionário, o hoje secretário de Segurança Pública, Edson Sardano (PTB), ter se lançado no pleito, ao Congresso. Zacarias comunicou seu grupo de apoio para riscar do currículo esse apoio ao clã Campos Machado. Mas será difícil esquecer.

BASTIDORES

Oposição
Aos poucos o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), vê corroendo a base que o ajudou a chegar à Prefeitura, em 2012, e observa antigos aliados centrarem fogo contra sua gestão. Depois de o ex-secretário de Segurança Alimentar Atevaldo Leitão (PSDB) migrar para a oposição e até tecer questionamentos sobre atos administrativos do prefeito, foi a vez de Joeder Souza, ex-diretor da Fundação Florestan Fernandes, gravar vídeo criticando o antigo aliado. Joeder reclamou do fato de o governo cobrar a taxa de sinistro, para ajudar no custeio do Corpo de Bombeiros na cidade.

Sem chance
Depois do PDT, o PSTU de Diadema refutou a possibilidade de contar com o vereador Ronaldo Lacerda (PT) em seus quadros e lançá-lo à Prefeitura em 2020. Lacerda declarou que seu objetivo é buscar o Paço e admitiu sondagens de legendas, sem declarar quais. Representante do PSTU diademense, Ivanci Vieira dos Santos disse ter visto com surpresa o nome da sigla sobre essa especulação. “Nego publicamente essa possibilidade”, declarou. Além de PDT e PSTU, PCdoB estaria interessado em contar com Lacerda.

Após o Carnaval
O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), comunicou alguns vereadores mais próximos que o projeto de lei para incentivos fiscais para a GM (General Motors) ficará mesmo para depois do Carnaval. Na semana passada, quando se reuniu com os parlamentares, o tucano sugeriu que iria encaminhar ainda nesta semana a proposta de concessão de benefícios de impostos municipais para que a montadora permaneça na cidade.

Intervenção à vista
Dirigentes do PSDB estadual asseguram que notificaram o diretório do partido em Ribeirão Pires sobre a determinação do cancelamento da eleição interna, realizada à revelia no domingo. Comunicação foi feita por e-mail e até por mensagens de celular e o recebimento, segundo esses integrantes da cúpula paulista, foram ratificados pelo presidente da sigla na cidade, Erino Siviero. Depois do Carnaval a tendência é a de que seja nomeada comissão provisória, destituindo o atual diretório local. A alegação para a medida foi o baixo apoio dado a candidatos tucanos na eleição de 2018.

Nepotismo
A juíza Maria Eugenia Pires Zampol, da 1ª Vara Cível de Mauá, acolheu pedido de liminar feito por Carlos Eduardo Gomes contra a nomeação de parentes na gestão interina da vice-prefeita Alaíde Damo (MDB). Ela determinou a demissão de Janete Damo, Denise Debartolo, Ivo Damo, Toninho Bertucci e Antonio Carlos Ferreira. Todos já haviam sido demitidos com o regresso do prefeito Atila Jacomussi (PSB) à cadeira, na semana passada. Fato é que o processo continua.

Brasília
O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), pediu à Justiça autorização para viajar para Brasília, em busca de reunião em ministérios para saber do andamento de convênios entre a União e a cidade que foram firmados em sua gestão. Atila foi solto da prisão no mês passado, por ordem do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), mas ainda há medidas restritivas judiciais aplicadas contra ele. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;