Cultura & Lazer Titulo Quartas Musicais
Fisgada pelos batuques
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
12/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Ritmo e poesia misturam-se à cadência envolvente do samba-rock no show que a cantora e compositora Ieda Hills apresenta nesta quarta-feira, às 20h, no Saguão do Teatro Municipal de Santo André. O evento tem entrada franca e integra a programação do projeto Quartas Musicais.

Atuante no movimento hip hop da região desde a década de 1980, a artista andreense decidiu reciclar sua produção e incorporar os batuques dos ‘bambas' aos arranjos de suas composições. "Em abril deste ano, o DJ Hum me ligou e pediu que eu fizesse duas músicas no estilo samba-rock para lançar em uma coletânea. Gostei e vi que o caminho era esse", conta a intérprete, que já foi backing vocal da dupla Thaíde e DJ Hum. A síntese dessa proposta musical está presente no CD Do Hip Hop ao Samba-Rock. "Antes, eu era mais uma rapper que cantava. Agora, sou uma cantora que também faz rap", explica.

Percussão e samples - Ieda conta com um grupo de apoio formado pelos percussionistas Fábio Tanga, Charles e Nenê, além do DJ Nato-PK, que insere nos arranjos samples de levadas e linhas melódicas de violão. A backing vocal Paola Evangelista completa a formação da banda, que receberá no palco três convidados especiais: os DJs Enézimo e Arnaldo Tifu e o dançarino Dub Soul.

No repertório, destacam-se canções como a faixa-título, além de Papai Não Quer e Telefonei, que tem base instrumental sampleada de Avião, composição gravada por Djavan no álbum Oceano, lançado em 1989.

Irreverente e criativa, Ieda produz letras divertidas e românticas como as de 2ª Intenção e Perna de Pau. Esta última versa sobre uma mulher decepcionada com a falta de carinho e o desgaste em uma relação amorosa que um dia já lhe trouxe muitas alegrias.

"Fala sobre um casamento em que a mina achava que tudo era lindo e maravilhoso. De repente, o cara vira um ‘perna-de-pau' para ela e não consegue acertar uma dentro do gol."

A intuição é ferramenta fundamental para Ieda no processo de criação. "Não tenho nenhuma técnica, nenhum estudo musical. Escrevo somente por inspiração", define.

Ieda Hills - Show. Nesta quarta, às 20h. No Saguão do Teatro Municipal de Santo André - Praça IV Centenário, s/nº. Tel.: 4433-0789. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;