Cultura & Lazer Titulo Homenagem
Se fosse só sentir saudade...

Renato Russo partiu há 20 anos e deixou
legado que vai além do de sua presença

Miriam Gimenes
11/10/2016 | 05:25
Compartilhar notícia
Divulgação:


...Mas tem sempre algo mais. Em se tratando de Renato Russo, que partiu fisicamente há exatas duas décadas, não há tempo para deixar a ‘dor’ de sua falta ‘doer’ no peito. Autor de uma obra inesgotável e atemporal, o poeta líder da Legião Urbana se mantém vivo e cada vez mais forte no cenário musical brasileiro.

“A ideia de 20 anos sem Renato Russo é um pouco triste, não condiz com a realidade. Prefiro dizer 20 anos com Renato Russo, porque o cara fisicamente não está mais com a gente, mas sua obra e presença estão mais vivas que nunca”, afirma o vocalista da Banda Sete Cidades, Dimas Borba, que faz um tributo ao cantor hoje, às 21h, no Teatro Municipal de Santo André.

Junto com outros cinco integrantes do grupo, o cantor faz, há 12 anos, homenagem a Renato, quem admira há muito tempo. Conhecia tão bem sua obra que desconfiou da partida semanas antes. “Fui avisado de sua morte por uma amiga, que me ligou pela manhã do dia 11. Mas eu já suspeitava. Quando ouvi o último disco lançado (A Tempestade ou o Livro dos Dias), com a música de trabalho Via Láctea, ouvindo as letras senti o clima pesado. Parecia despedida”, lembra. Mas no show de hoje, no entanto, o clima é de alegria. “Será cheio de vibrações e energias boas. As pessoas sairão emocionadas, satisfeitas, felizes e roucas.”

Dono de uma obra composta de livros, peças de teatro e músicas que marcaram gerações, as composições do legionário atingem os públicos de todas as idades. “As músicas do Renato são mais executadas hoje do que eram há 20 anos. A gente recebe dezenas de pedidos para inclusão de suas letras em livros do Ensino Fundamental e Médio. A figura dele está em todos os lugares. Isso por si só já prova a genialidade dele e como sua obra é consistente, atemporal”, afirma Ronaldo Pereira, diretor artístico da Legião Urbana Produções.

Ele é o coordenador do disco que será lançado hoje Viva Renato Russo 20 Anos, que terá distribuição promocional no site www.renatorusso.com.br e já está disponível gratuitamente no Spotify. Ao todo são 14 faixas – duas de bônus – gravadas por bandas do cenário pop rock de várias regiões do País. “É um disco de releituras e releituras são sempre arriscadas. Mas queríamos exatamente isso: trazer o Renato para o universo da banda e não o contrário.” O álbum será comentado hoje pelo filho do cantor Giuliano Manfredini na Rádio 89,1 FM, faixa a faixa, a partir das 20h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;