Memória Titulo História
Uma biblioteca para o Jardim Zaíra
Ademir Medici
07/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Há 30 anos Mauá inaugurava a Biblioteca Pública Municipal Castro Alves, no Jardim Zaíra, localizada à Avenida Guerino Stella, 104. Houve festa. A aluna Maria Selma Santos de Souza, da EEPG Professora Izilda Nascimento Franco, leu a biografia do patrono da biblioteca. Outros alunos, das escolas Marcelina Maria Silva Oliveira e do então Jardim Zaíra 2, dançaram ao som de Aquarela do Brasil. Houve leitura de poesias, jogral e peça teatral sobre a biblioteca.

Claro, o Diário esteve presente. Fez a cobertura com a dupla Beatriz Andreatta (texto) e Mauricio Pavan (fotos). E o Banco de Dados guardou todos os negativos, a maioria inéditos, vários dos quais publicamos hoje em homenagem àquele momento mágico da Educação e Cultura mauaenses.

Na matéria, o discurso do professor Guerino Volpi, secretário municipal, a quem prezamos muito e há tempos não vemos. Foi o professor Guerino quem deu uma baita força na edição do livro De Pilar a Mauá, em 1987. Professor, mande notícias, amigo.

 

Raio X

Biblioteca Castro Alves

Inauguração: 6-12-1985

Função: ramal da Biblioteca Cecília Meireles

Setores: dois salões com área de 75 m² cada

Total de livros: 2.000

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 7 de janeiro de 1986 - ano 28, nº 6025

Manchete – Estiagem ameaça colapso em São Paulo

Internacional – A Unita (União pela Independência Total de Angola) anunciou que as duas missionárias da 1ª Igreja Batista de Santo André, irmãs Miriam e Margarida Horvath, serão libertadas.

Movimento Sindical – Ford anuncia demissão de 120 metalúrgicos.

Polícia – Primeiro fim de semana de 1986 com dez assassinatos no Grande ABC.

 

Em 7 de janeiro de...

1896 – Tomam posse os novos vereadores do município de São Bernardo; o coronel João Baptista de Oliveira Lima é reconduzido ao cargo de presidente da Câmara Municipal.

1916 – A agência do Correio de São Caetano muda do acanhado prédio em que estava para um amplo edifício, à Rua de São Caetano, esquina com a Virgilio de Rezende. Ganhou moderno guichê para a venda de selos.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Condenação de um espião pelo Conselho de Guerra do Sena’.

1931 – Com a fundação da União Sindical dos Profissionais do Volante de São Paulo, termina a greve dos choferes na Capital.

1996 – Diário lança a campanha SOS Avenida dos Estados, que resultaria no recolhimento de 36 mil assinaturas de usuários solicitando reformas da via.

 

Santos do Dia

São Raimundo de Peñafort ou Penyafort (Espanha 1175 – 1275). Vigário geral da Diocese de Barcelona. Serviu em Roma a pedido do papa Gregório IX, do qual foi confessor cerca de oito anos. De retorno ao seu país, torna-se superior da Ordem Dominicana na Espanha. Morre aos 100 anos.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

Luciano

Teodoro

Bv. Lindalva Justo de Oliveira

 

Hoje

Dia do Leitor

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;