Setecidades Titulo Vila Palmares
Tubulação rompe e moradores recolhem a água

Tubulação rompeu na Avenida Lions Clube, em
Santo André, e conserto só será realizado hoje

Daniel Tossato
Especial para o Diário
01/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques


Moradores da Avenida Lions Clube, na Vila Palmares, em Santo André, acordaram com um vazamento de água de grandes proporções beirando suas portas na manhã de ontem. Segundo os próprios residentes, o problema começou por volta das 3h de ontem, causando considerável perda de água em tempos de crise hídrica.

Vendo o enorme volume do recurso correndo pelo meio-fio, alguns moradores aproveitaram para recolher o precioso líquido em grande galões e baldes para utilizar em tarefas caseiras, como lavar o quintal, o banheiro e até carros. “Aparentemente a água é limpa. Estou enchendo alguns baldes para levar para casa e lavar o quintal”, contou Marcelo dos Santos Rodrigues, 40 anos.

Márcio de Jesus Rodrigues foi um pouco além e aproveitou para lavar o automóvel. “Estou aproveitando para limpar meu carro e vou pegar mais um pouco desta água para lavar a roupa e encher alguns baldes, caso tenha desabastecimento”, relatou.

A equipe do Diário ficou no local por 50 minutos e cerca de 20 moradores passaram pela avenida para recolher o líquido que vazava. A maioria disse estar preocupada com a situação, já que o Estado enfrenta uma das maiores secas dos últimos tempos, o que pode acarretar em racionamento e falta d’água. “É um absurdo que ainda não arrumaram isso. Um dos assuntos mais falados ultimamente é o perigo de falta de água e aqui na rua um vazamento tão grande como esse? Não pode”, disse Benedito Salgado, 72, residente da parte da rua que é pertencente a São Caetano.

Cláudio de Moraes, 72, era um dos moradores da avenida que ajudavam os vizinhos a coletar panelas e baldes cheios de água. O aposentado fez inúmera viagens de um lado para o outro da via levando recipientes cheios para os demais moradores. “Não dá para desperdiçar toda essa água. Vou dividir com a vizinhança. Dá para encher a caixa e lavar o quintal.” disse.

Os moradores reclamaram também do “jogo de empurra” existente entre o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), de Santo André, e o DAE (Departamento de Água e Esgoto), de São Caetano. “Liguei nos dois lugares várias vezes e ninguém apareceu para fazer o conserto. Talvez por estar na divisa entre as duas cidades, cada departamento vai ficar esperando o outro aparecer”, relatou Marcelo dos Santos.

Procurados, o Semasa informou ser responsável pelo conserto e disse que o vazamento foi interrompido. O serviço, porém, só será executado hoje por equipe da autarquia. Apenas na segunda-feira será possível informar o que ocasionou o vazamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;