Política Titulo
Para Auricchio, popularidade em alta é reconhecimento
Beto Silva<>br>Do Diário do Grande ABC
31/05/2011 | 07:02
Compartilhar notícia


O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), disse que os 81% de aprovação popular, registrada em pesquisa Vox Populi divulgada pelo Diário ontem, é fruto do reconhecimento do trabalho da administração exercido desde 2005, quando assumiu o Palácio da Cerâmica pela primeira vez.

"Desde meados da primeira gestão (2005 - 2008) obtivemos aprovação média de 80%. É difícil manter esse patamar, mas nosso trabalho tem sido feito e reconhecido, apesar da exigência cada vez maior da população pela prestação de bons serviços públicos. Estou feliz", analisou o chefe do Executivo.

Levantamento feito com 600 pessoas, entre os dias 22 e 23, revela que 17% consideram o trabalho ótimo, 46% bom e 18% regular positivo. São apenas 6% de péssimo.

Indagado se os números consolidados indicam que seu escolhido para a sucessão no ano que vem sairá na frente na eleição, Auricchio respondeu cauteloso. "Não contamos como ajuste eleitoral. Essa avaliação passa a ser feita quando os nomes (que disputarão o pleito) serão colocados."

O presidente do PT local e pré-candidato ao Paço, vereador Edgar Nóbrega, comparou o panorama político do município ao nacional, em 2010. "Auricchio é o Lula e a Regina Maura (assessora especial e cotada para ser a indicada do prefeito na corrida ao Paço) é a Dilma (Rousseff). Agora, para eu vencer, só preciso de um José Alencar (empresário, vice-presidente de 2003 a 2010, que morreu em março). Temos conversado com alguns nomes interessantes. O PT está com juízo."

 

PARTIDO

Apesar do bom momento do chefe do Executivo, seu partido, o PTB, não tem o mesmo desempenho na cidade. Somente 3% dos são-caetanenses simpatizam com a legenda, terceira colocada na pesquisa. A sigla com melhor desempenho é o PT, com 16% de afinidade junto à população, seguido do PSDB, com 8%.

 "Essa avaliação se repete ao longo do tempo e em várias cidades. É um cenário nacional, que mostra partidos melhor estruturados, com vigor e organização permanente em todo o País, como o PT, o PSDB e o PMDB. Por isso é necessária a reforma política", frisou o petebista.

O presidente do PSDB municipal, Silvio Minciotti, que trabalha para reestruturar o partido, observou com bons olhos o resultado da pesquisa, já que nas últimas eleições os tucanos tiveram desempenho pífio. "Não é novidade para nós. Sabemos que temos um vasto caminho a ser explorado. Esse percentual tem de ser transferido para nossa representação no Legislativo. Vamos batalhar para isso", afirmou, ao destacar que 69% dos entrevistados não têm simpatia por sigla alguma.

 "Após quase 30 anos no poder (desde 1982), não temos rejeição alguma. Auricchio é vinculado ao PTB. Ele é o 14", disse o presidente do diretório petebista, Airton Lauriano.

O vereador Jorge Salgado (PTB) fez análise positiva dos 3% da agremiação. "Se essa parcela do eleitorado votar na legenda, garantimos 4.000 votos e uma cadeira a mais na Câmara."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;