Esportes Titulo Ramalhão
Tradição é arma do Santo André

Um dos principais campeões da A-2, time aposta na bagagem para subir de novo

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
23/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Com a experiência e a bagagem de um dos maiores campeões da Série A-2 entre os 20 times que disputarão a edição 2012 (três títulos, mesmo número de América de São José do Rio Preto e Noroeste de Bauru), o Santo André espera repetir o bate-volta da última vez que participou. Em 2007, foi rebaixado, mas logo em 2008 levantou o caneco, em campanha praticamente soberana: dos 27 jogos, venceu 15, empatou nove e perdeu apenas três.

Neste ano, a expectativa da torcida é de que a equipe possa igualar o feito, mas os rebaixamentos seguidos dos últimos três anos (tanto no Brasileiro quanto no Paulista) deixaram funcionários, comissão técnica, jogadores e dirigentes andreenses mais comedidos.

Com o intuito de reverter a essa situação negativa, o clube apostou em trazer de volta profissionais com história ou vínculo extracampo. Foi assim com o diretor de futebol Sérgio do Prado, o supervisor Alexandre Todoverto, o goleiro Marcelo Bonan, o zagueiro Júnior Paulista, o preparador de goleiros Solitinho, além do técnico Geime Rotta.

"Nosso intuito é ter pessoas que sintam prazer em estar aqui, que saibam que esse desafio é do tamanho da oportunidade", afirmou Sérgio do Prado. "Sem falar mal de ninguém, mas alguns jogadores que passaram não estavam compromissados e o foco é fundamental. Queremos dentro ou fora das quatro linhas pessoas com vontade de colocar o Santo André no lugar que merece", disse Todoverto

Além disso, a diretoria trouxe diversos atletas com experiência na divisão, descrita por muitos deles como uma das mais fortes e equilibradas do País. "Serão 12 clubes disputando para classificar entre os oito. Temos de mostrar a força do Santo André começando com o pé direito", destacou Rotta.

No perfil de jogadores recém-chegados, que são conhecedores e têm o estilo de jogo da Série A-2 estão o lateral-direito Jackson, o zagueiro Asprilla, os volantes Fábio Baiano e Butti, e os atacantes Fábio Santos e Alemão.


Equipe volta a apostar nas categorias de base

Fórmula que deu certo no início da década de 2000 com o projeto Jovem Santo André está sendo reincorporada ao Ramalhão. Dos 32 jogadores que compõem o elenco que disputará a Série A-2 do Paulista, 13 foram revelados no clube, em tática assumidamente adotada a partir do retorno do diretor de futebol Sérgio do Prado.

Seis deles já estavam no profissional desde o ano passado ou retornaram ao clube, casos do lateral-esquerdo Arthur, do zagueiro Tyrone Power, do volante Juninho Cappa, do meia Djalma e do atacante Renato Dias.

Os outros oito foram recém-promovidos: os goleiros Paulo Vitor e Vinícius, o lateral-direito Cleiton, o zagueiro Rodrigo, os volantes Julio César e Cássio, o meia Clecio e o atacante Mateus.

O técnico Rotta deposita grande expectativa nos oito últimos. "Têm qualidade e por isso estamos apostando neles. Se vão jogar ou não, depende deles. É durante os treinos e no dia a dia que vão mostrar que podem ser titulares", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;