Cultura & Lazer Titulo
Odete Lara é tema de ciclo no centro de São Paulo
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
31/05/2011 | 07:03
Compartilhar notícia
Divulgação


Entre as décadas de 1960 e 1970, Odete Lara era considerada uma das maiores beldades do mundo artístico nacional. Sua trajetória nas telonas é celebrada com a mostra 'Odete Lara - Atriz de Cinema', que agita a programação do Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112. Tel.: 3113-3651), em São Paulo, a partir de amanhã. A programação segue até o dia 10, de quarta a domingo. Os ingressos custam R$ 4.

No total, 16 títulos foram escolhidos. Eles trazem as participações da atriz paulistana em filmes de respeitados cineastas até o ano de 1978, quando decidiu abandonar projetos cinematográficos em pleno auge da carreira. A classificação etária é diferenciada de acordo com cada atração.

A primeira sessão da mostra ocorre às 17h30, com 'Noite Vazia' (1964), de Walter Hugo Khoury. Participante da mostra competitiva do tradicional Festival de Cannes, na França, o drama acompanha dois rapazes dispostos a passar algumas horas com prostitutas. Mas em lugar de diversão, os amigos e as garotas acabam por desabafar suas angústias.

A noite de estreia também conta com 'Moral em Concordata' (1959), dirigido por Fernando de Barros. No longa-metragem, Odete interpreta Estrela, mulher pobre que sofre com a bebedeira e violência do marido. Após confusões provocadas pela separação do casal, ela vai morar com a irmã que está sendo sustentada pelo companheiro rico. A busca pelo dinheiro faz com que Estrela inicie vida na prostituição.

'Bonitinha, Mas Ordinária' (1963), de Billy Davies, 'As Sete Faces de um Cafajeste' (1965), de Jece Valadão, 'O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro' (1969), dirigido por Glauber Rocha, e 'A Estrela Sobe' (1974), do cineasta Bruno Barreto, estão na lista de atrações.

Destaque também para o documentário 'Retratos Brasileiros: Odete Lara', gravado em 2010 por Antonio Carlos Fontoura (seu ex-marido) e que apresenta uma das mais recentes entrevistas em vídeo da eterna musa da sétima arte brasileira.

A programação completa de 'Odete Lara - Atriz de Cinema' pode ser vista no site oficial do espaço cultural (www.bb.com.br/cultura).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;