Memória Titulo
Memória em São Caetano busca novos caminhos

O historiador Clovis Antonio Esteves, sexto presidente da Fundação Pró-Memória de São Caetano...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O historiador Clovis Antonio Esteves, sexto presidente da Fundação Pró-Memória de São Caetano, tem outros desafios além de realizar, este ano, o 10º Congresso de História do Grande ABC: 1) manter os dois números anuais da revista Raízes; 2) realizar exposições temáticas e temporárias em vários espaços do Município; 3) aprimorar as tarefas do dia-a-dia da Fundação Pró-Memória.

Clovis tomou posse em 17 de fevereiro. A princípio acumula duas funções: a presidência da Pró-Memória e a supervisão de um dos órgãos da entidade, o Museu Histórico Municipal. No passado Clovis foi um colaborador espontâneo do museu e da Fundação Pró-Memória, repassando às duas instituições peças e documentos ligados ao trabalho em São Caetano.

POSITIVO

Para Clovis Esteves, a revista Raízes é o carro-chefe da Pró-Memória.

UMA META

Desenvolver mais temas para dar visibilidade nacional e internacional à Fundação.

SECRETARIA DA CULTURA

Pelo novo desenho administrativo da Prefeitura de São Caetano, a Pró-Memória faz parte, desde janeiro, da recém-criada Secretaria de Cultura. Bom? Ruim? Para Clovis, bom: "A Pró-Memória ganha a possibilidade de transpor obstáculos burocráticos até então enfrentados", garante.

Obstáculos não faltam. Um deles: criar um estúdio fotográfico com equipamentos de última geração. O estúdio tornará possível ampliar um projeto idealizado, proposto e tocado pelo fotógrafo Augusto Coelho: "Restaurando o Passado".

QUANDO O OPACO GANHA VIDA

Com a informática, os antigos estúdios químicos fotográficos desapareceram - ou estão em processo de extinção definitiva. Hoje é tudo digital e computadorizado. Fica a preocupação: esse material gerado hoje sobreviverá ao (no) amanhã? Ou daqui a 100 anos se terá imagens fotográficas em preto e branco do século 20 e nada do que é produzido no século 21 e arquivado em CDs ou DVDs?

O projeto "Restaurando o Passado" trabalha em duas frentes: preservar o ontem e o hoje. Para isso é preciso ter um equipamento próprio para as reproduções, até mesmo para se proteger os originais.

Ainda sem o estúdio sonhado, a Pró-Memória vem realizando pequenos/grandes milagres. O opaco ganha vida, brilho; o amarelado torna-se novo; o que se estragou é reparado, recuperado. O resultado pode ser exemplificado nas imagens de hoje.

AMANHÃ NA COLUNA

Um novo desafio: expor tudo o que o Museu Histórico Municipal de São Caetano levantou de 1977 para cá: são mais de 5.200 objetos.

CRÔNICA DO GUIDO Texto: Guido Fidelis

A escada da vida está diante de nossos olhos. É possível pular degraus, subir rapidamente. Mas nada impede que se ascenda devagar, com cautela, a fim de evitar acidentes de percurso. Condenável é a acomodação, a inércia, aguardar um elevador que não existe.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 11 de março de 1979

Manchete - Simonsen (ministro da Fazenda) anuncia rígida política de contenção.

São Bernardo - Prefeitura aumenta em 80% tarifas de água.

Editorial - Fuabc e Santo André e seus tristes destinos.

Primeiro Plano - Em São Bernardo, à Rua Santa Filomena, um letreiro anuncia: "Butique PutzGrillo".

 EM 11 DE MARÇO DE...

1939 - Ato nº 333 da Prefeitura de Santo André cria a licença prêmio ao funcionalismo.

1969 - Agentes da Delegacia de Jogos estouram três casas de apostas de corridas de cavalo na Rua Alegre, em São Caetano.

1979 - Esporte Clube Banespa funda sua sede náutica no Distrito de Riacho Grande, em São Bernardo.

 MUNICÍPIO PAULISTA

Hoje é o aniversário de Angatuba.

SANTOS DO DIA

Cândido, Constantino, Firmínio, Eulógio (sacerdote espanhol decapitado no ano 859), Sofrônio e Zózimo.

Eulógio foi decapitado em Córdoba, Espanha, no ano 859. Era sacerdote de grande erudição. Insurgiu-se contra a tendência de muitos católicos de aceitarem passivamente a influência muçulmana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;