Setecidades Titulo São Bernardo
Passagem da Biquinha ainda aguarda obra para contenção de deslizamentos

Espera vem desde 2013; Prefeitura informou que depende de análise da licitação pela Caixa

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
26/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A obra de contenção de encosta na Passagem da Biquinha, na Vila São José, em São Bernardo, prevista para ser iniciada no primeiro semestre deste ano, ficou só na projeção. A informação havia sido passada pela Prefeitura em reportagem publicada pelo Diário no dia 23 de setembro de 2014.

O tempo de espera da população local vem desde 2013, quando, em janeiro, desmoronamento de terra atingiu quatro casas no local. Felizmente, ninguém ficou ferido, porém, o medo de que a mesma sorte não se repita acompanha os moradores desde então.

A dona de casa Marlene Gomes da Silva, 58 anos, foi uma das pessoas que passou pela situação. O quarto em que dorme com o marido e o filho – um jovem de 27 anos que possui deficiência intelectual –, teve a parede derrubada com o impacto de troncos de árvores. Cada vez que chove forte, como na última semana, aumenta o temor da família. “Na quarta-feira à noite, que choveu bastante, minha filha quis que dormíssemos no quarto dela e ficou na sala. Um outro dia que choveu muito também, tirei todas as roupas do armário, com medo de perder tudo, como da outra vez. É sempre um desespero”, contou Marlene. Na momento da entrevista, chovia e a angústia sentida por ela era transmitida no olhar e nos pedidos de proteção a Deus a cada trovão.

Outra moradora que teve a residência danificada e não consegue ficar em paz em ocasiões de tempestade é Leila Magalhães, 39. “O convívio com a perspectiva de chuva forte é um tormento. Nesses dias em que choveu de madrugada, acordei várias vezes e fiquei atenta para ouvir qualquer ruído”, relatou.

Segundo a Prefeitura, o processo licitatório para execução da obra de contenção foi concluído no mês passado. Com recursos do governo federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2, a administração aguarda a análise da licitação pela Caixa Econômica Federal. O investimento de R$ 30,6 milhões prevê a execução de 19 obras em 24 meses a partir do início do contrato, beneficiando 3.275 famílias.

Procurada, a Caixa informou que a conclusão da avaliação do certame está prevista para sair até o fim deste mês. Após aprovação da análise, a autorização de início do serviço será emitida pelo Ministério das Cidades. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;