Memória Titulo Memória
Em torno da pedra e do futebol

A lente fotográfica de Salles – quem seria o Salles? - percorreu o bairro da Pedreira...

Ademir Medici
04/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A lente fotográfica de Salles – quem seria o Salles? - percorreu o bairro da Pedreira, em Rio Grande da Serra, e nos legou imagens como esta, assinalando a data: 13-10-1959. Quanta coisa aparece para a reflexão de todos nós! Reparem o carinho com as beiradas do campo de futebol, que ganha vegetação plantada pelos diretores, jogadores, torcedores.

João Bello conta que, em 1958, houve uma reforma do estádio do Pacaembu e que refletores antigos foram trazidos para o bairro da Pedreira para iluminar o campo – muito provavelmente o primeiro do Grande ABC a receber iluminação, juntamente com os campos do Meninos, São Bernardo, Corinthians, São Caetano...

Alô, estudiosos do futebol: fica aqui o desafio de contar a história dos nossos campos iluminados, a partir da inspiração que vem do bairro da Pedreira nesta Semana Rio Grande da Serra 2015, guiada por João Bello.

Duas observações: 1ª) descubram os refletores no campo da Pedreira, olhando a foto: 2ª) e informem se o ‘Teixeirão’ hoje tem iluminação. Memória agradece.

E a cidade ganha o Teixeirão

- Na história de Rio Grande da Serra, a inauguração do Estádio Teixeirão, em homenagem ao pai do ex-prefeito Aarão Teixeira, Luiz da Nóbrega Jardim Teixeira.

Os alicerces do estádio foram iniciados no governo de Aarão (1977-1982) e a conclusão coube ao seu sucessor, William Valério Ramos (1983-1988).

- O campo foi entregue gramado, com alambrados. Não era fechado ainda. Possuía arquibancadas para dois mil lugares.

- Três jogos foram disputados na inauguração:

- Prefeitura de Rio Grande da Serra 5, Casas Buri 1. O primeiro gol foi marcado por Luiz Alberto Salgueiro, então vice-presidente da Comissão Municipal de Esportes.

- Seleção de Rio Grande da Serra 0, Juniores do Santos 7.

- Seleção de Rio Grande da Serra 0, Grêmio Mauaense 5.

Trinta anos depois, aí está o Teixeirão, que entre outras atividades marca a largada e chegada do Circuito Popular de Corrida de Rua promovido pelo Diário.

Diário há 30 anos

Sábado, 4 de maio de 1985 – ano 27, nº 5816

MANCHETE – Sarney garante direitos e defende iniciativa privada.

MOVIMENTO SINDICAL – Funcionários param metrô e empresas de eletricidade.

- Greve dos metalúrgicos provoca 2.212 demissões.

RIO GRANDE DA SERRA – Duas mil pessoas assistem desfile de aniversário da cidade na Avenida Dom Pedro I.

SÃO BERNARDO – Requisitórios com correção, quer OAB.

FUTEBOL – Pelo quarto ano consecutivo o EC Santo André participa do Paulista: estreia contra o Santos no Estádio Lauro Gomes, em São Caetano.

Em São Bernardo, 600 operários trabalham nas obras de infraestrutura do Estádio Municipal de Vila Euclides. Promessa é entregar o estádio no começo de 1986.

Hoje

- Dia do Ex-Combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira)

Em 4 de maio de...

1915 – Estiveram em Santo André, em visita ao senador Flaquer, o dr. Amâncio de Carvalho e o coronel Antonio Baptista da Luz, comandante geral da Força Pública do Estado.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘os turcos preparam-se para atacar o Canal de Suez’.

Santos do dia

- Na estampa, São Floriano. Oficial do exército imperial. Foi martirizado na Caríntia, atual Áustria, em 204. Era o tempo de Diocleciano. Seu “crime”: o descobriram visitando na prisão cristãos ali detidos. Sua sentença: afogamento num rio.

- Ciríaco

- Gregório de Vennuchio

- Pelágia
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;