Esportes Titulo
Estratégia apurada é trunfo do Tigre para duelo de hoje
Thiago Silva
Do Diário do Grande ABC
30/07/2011 | 07:03
Compartilhar notícia


Imagine o São Bernardo com o atacante Diogo Acosta na defesa e o zagueiro Thiago Gasparetto no ataque? Jogadas ensaiadas, com diversas mímicas, que indicam onde a bola será lançada?

Essas são algumas das artimanhas dos treinamentos do técnico Luís Carlos Martins que serão colocadas em prática contra o Taboão da Serra, hoje, às 19h30, no Estádio 1º de Maio, pela quarta rodada da Copa Paulista.

Durante o período no São Bernardo, o comandante demonstrou que prefere treinos táticos e técnicos, e em muitas vezes os tradicionais coletivos são deixados de lado. "Alguns trabalhos como inversões de posições, faço para o jogador se acostumar com situações nas partidas", explicou o treinador.

Existem atividades que apenas com muita repetição que os atletas aprendem. Nas jogadas ensaiadas, por exemplo, o meia Francisco Alex estudou diversos gestos - sinais que vão decidir como serão as cobranças de falta ou de escanteio. A cada mudança de toque das mãos do jogador, a equipe se posiciona de maneira diferente. Pelo menos na teoria, o atleta tirou boas notas.

"Tive de decorar, não teve jeito. Está tudo na cabeça", brincou. "Treinamos várias vezes porque em uma jogada como essa pode sair o gol da vitória. Facilita porque sei onde está cada um", ressaltou.

Segundo o volante Paulinho, o elenco está cada vez melhor com os trabalhos de Luís Carlos Martins. "Nossa profissão exige muita repetição, que nos deixa mais aprimorados. Na hora do jogo, isso faz a diferença porque não precisamos nem olhar para os companheiros e sabemos o que vai acontecer", garantiu.

Segundo o treinador, estes treinamentos são justificados porque existem jogos que não dá para realizar nem coletivo, como para o de hoje. Após a vitória (2 a 0) sobre o Grêmio Osasco, quarta-feira, o Tigre teve somente ontem para se preparar para o duelo diante do Taboão, e Luís Carlos Martins optou apenas por trabalhar o posicionamento com os titulares, além de bate-papo com o grupo por quase meia-hora.

"Nosso coletivo é como esse treino tático. Se utilizássemos os reservas para o coletivo, os atletas ficariam desgastados porque o jogo é amanhã (hoje)", justificou.

Para Martins, a conversa com os atletas também faz diferença. "O time entendeu que agora disputa a Copa Paulista e não a Série A-1 (do Paulista)", completou.

Ney Mineiro é confirmado como titular pela primeira vez

Ney Mineiro ganhou presente ontem ao ser confirmado pela primeira vez como titular do São Bernardo, após o retorno, justamente no Estádio 1º de Maio, onde se despediu no ano passado com o gol do acesso à Série A-1.

"Estou ansioso para reencontrar a torcida. Aqui, mesmo com o São Bernardo perdendo, os torcedores incentivam. Isso dificilmente acontece em outros clubes", elogiou Ney Mineiro, que entrou no segundo tempo contra Grêmio Osasco e marcou o segundo gol da vitória (2 a 0).

O atacante, no entanto, sabe que dificilmente ficará em campo os 90 minutos. "O técnico deixou claro para pedir para sair se eu não aguentar mais", frisou.

Com Ney Mineiro no time, quem deixa a equipe é o atacante Ricardinho. O restante do time será o mesmo que venceu o Grêmio Osasco.

Do outro lado, o Taboão da Serra, que defende a liderança do Grupo 4, não terá modificações do time que ganhou (2 a 0) do São José. A equipe tem sete pontos, somente um à frente do Tigre, terceiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;