Setecidades Titulo
Observatório está fechado há três anos por falta de verba
Michele Loureiro
Especial para o Diário
22/10/2007 | 07:24
Compartilhar notícia


O único Observatório Astronômico da região não funciona há três anos. Localizado no bairro Inamar, em Diadema, o local está de portas fechadas porque desde 2004 a burocracia impede o funcionamento.

Com o fim do convênio entre a Prefeitura e a AAAD (Associação de Astronomia e Astrofísica de Diadema), o local teve de ser fechado por falta de verba. “Quem nos ajudava era a Secretaria de Cultura, mas com a reestruturação do acordo passamos a depender da Secretaria da Educação”, diz o tesoureiro da AAAD, Hamilton Dias dos Santos.

Antes de encerrar as atividades, o observatório recebia crianças da rede pública e pessoas interessadas em apreciar os astros. “Nossa procura era grande. É um desperdício ficar fechado”, diz Hamilton.

O observatório funciona dentro do Centro Cultural Inamar, que oferece várias atividades gratuitas à população. “Há cerca de dois anos, nós estamos tentando renovar o convênio, mas a burocracia é muito grande”, reclama o tesoureiro.

Por ficar tanto tempo fechado, o local precisa de reformas. “Isso faz parte do nosso acordo com a Prefeitura. Queremos deixar esse lugar com vida novamente. Se estabelecermos realmente o acordo, nossa verba deverá ser de R$ 8 mil mensais”, estima Hamilton.

A Prefeitura alega que um novo convênio não foi firmado porque a associação não entregou os documentos exigidos, que envolvem plano de trabalho, regimento da entidade e certidão negativa de débitos, entre outros. Mas ressalta o interesse em restabelecer a negociação. Se tudo caminhar como o previsto, o observatório deverá voltar a funcionar no início do ano que vem. (Supervisão Heloísa Cestari)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;