Esportes Titulo São Caetano
Esportistas vão às ruas
e derrubam secretário

Manifestação em S.Caetano por conta de salários
atrasados acaba com troca de comando na cidade

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
21/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Cansados do menosprezo com que vinham sendo tratados pela Secretaria de Esporte e Turismo de São Caetano, esportistas de várias modalidades resolveram ir às ruas ontem para protestar contra os salários atrasados há cinco meses. A manifestação reuniu cerca de 200 pessoas e terminou com a substituição do então titular da Pasta, Eder Xavier (PCdoB), pelo chefe de Gabinete, Walter Figueira Júnior (sem partido), que será empossado hoje, às 10h.

Munidos de faixas e cartazes contra Eder Xavier, os esportistas, entre eles o ginasta Francisco Barreto, que integra a Seleção Brasileira, e o técnico do time de vôlei feminino da cidade, Hairton Cabral, caminharam por mais de sete quilômetros, desde o centro de treinamento do ginasta Arthur Zanetti, na Avenida Presidente Kennedy, passando pela Avenida Goiás e terminando no Palácio da Cerâmica, onde representantes do grupo foram recebidos pelo prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) a portas fechadas.

Na reunião, o chefe do Executivo explicou que tudo não passou de mal-entendido. “O Eder Xavier deu prioridade para a burocracia da documentação dos clubes e esse processo foi muito lento, o que acarretou na falta de pagamento aos esportistas. Diante desse impasse, (ontem) pela manhã o ex-secretário pediu exoneração do cargo”, ressaltou Pinheiro, tentando negar que a troca aconteceu após a manifestação popular. “Antes de eles (esportistas) se reunirem, já tinha sido tomada a decisão de mudar o comando da Secretaria de Esporte”, completou.

Apesar da troca, o prefeito garantiu que a prestação de contas continua sendo obrigatória para que os pagamentos sejam feitos em dia. “É preciso ter fiscalização, pois se trata de dinheiro público. Vamos fazer como sempre fizemos e sempre deu tudo certo, com as nossas contas aprovadas. Por isso que escolhemos o Walter Figueira para comandar a secretaria. É experiente no assunto e sabe o que precisa ser feito”, declarou Pinheiro.

Questionado se o Esporte de São Caetano está em crise, o prefeito negou. “Tivemos outros momentos na história da cidade em que faltava dinheiro para pagar os profissionais. Agora é muito diferente. O dinheiro está separado para essa finalidade, tanto que amanhã (hoje), quando o Walter Figueira for empossado, os profissionais já começarão a receber. Creio que até terça-feira todo mundo estará com o salário em dia”, finalizou Pinheiro, ressaltando que não haverá corte no orçamento da Pasta; pelo contrário, passará dos R$ 19 milhões em 2013 para R$ 26 milhões neste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;