Cultura & Lazer Titulo
Espetáculo disseca o sentimento mais complexo
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
30/10/2010 | 09:20
Compartilhar notícia
Divulgação


"Ah, o amor... Que nasce não sei onde, vem não sei como e dói não sei porque". O texto do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) reflete a concepção do espetáculo Amores Dissecados, que será exibido hoje, às 21h, no Espaço Gambalaia, em Santo André. A convicção do escritor mineiro, tida como uma daquelas verdades que podem ser chamadas de universais, ilustra total de 25 curtas histórias que compõem a montagem de criação coletiva, dirigida por Marcos Lemes.

No palco, quatro atores (Anderson Galvão, Carolina Ferraresi, Natacha Alli e Valmir Martins) se propõem a dissecar o sentimento mais complexo, contraditório e misterioso da humanidade.

Mas, afinal, amar dói? Este é um dos principais questionamentos proferidos pelo elenco, que integra a companhia Teatro No Meio-Fio, oriunda de São Bernardo.

Para a atriz Carolina, a reposta é bastante relativa. "Depende se você tem muito ou pouco amor; e o amor se é recíproco ou não. Caso não seja, pode doer mais", argumenta.

Trata-se de peça intimista. O público - que se senta ao lado dos atores em espécie de arena e assiste a tudo de perto - também tem a oportunidade de opinar. "Vão muitos casais. Os acompanhados costumam dizer ‘não' talvez porque não queiram deixar transparecer o sofrimento", suspeita Carolina. Já os solteiros, na maioria das vezes, não hesitam em falar ‘sim'.

Entre as pequenas histórias, diversos temas são discutidos como infidelidade, solidão e encontros. "Tem a história clássica da mulher traída pelo marido. Outra fala sobre o amor no fim da vida", exemplifica.

Questionada sobre a que lhe é mais especial, a atriz revela: "Eu me identifico com várias, no entanto a história que mais me toca é a do primeiro amor". E completa: "Todo mundo já passou por isso".

Diversas perguntas são levantadas, sem respostas na sequência. "Deixamos o público imaginar o desfecho de cada história porque não queremos forçar o final feliz ou a ideia de que tudo dá errado", explica.

Sem se posicionar se vale ou não a pena, em sintonia com a montagem, Carolina Ferraresi acredita que amor é um dos principais objetivos do ser humano. "Às vezes, chega logo. Às vezes, leva-se a vida inteira para encontrá-lo", analisa.

Amores Dissecados - Teatro. No Espaço Gambalaia - Rua das Monções, 1.018, Santo André. Tel.: 4316-1726. Hoje, às 21h. Ingr.: R$ 12.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;