Cultura & Lazer Titulo 'A Dobra'
Encontro marcado consigo mesmo
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
11/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A tecnofascinação do homem, alimentada pela facilidade e rapidez com que os meios nos mandam a mensagem tem seu lado positivo, mas, também, descaracteriza o seu papel essencial: a relação que tem com os outros e a capacidade de refletir sobre seus atos.

É esse tema que a Cia. do Nó traz em discussão com "A Dobra", peça que cumpre mini-temporada, de hoje a domingo, na sede do grupo, em Santo André, e segue para o Paraná, no Festival de Teatro de Curitiba 2010, do dia 22 ao 25.

"A ideia do texto vem de um estudo que fazemos sobre o subúrbio. Percebemos o quanto a tecnologia, a busca por poder através de caminhos mais fáceis, bem como a cultura das celebridades instantâneas, fazem com que o homem contamine seus valores morais e éticos", conta Esdras Domingos, que em parceria com Renata Moré compôs o texto.

No enredo, William, bem-sucedido empresário de 40 anos, fica insatisfeito ao perder suas economias e acaba confrontando o jovem que era aos 20 anos.

"Travamos também uma discussão sobre o homem que perdeu o poder de reflexão, só age de acordo com o reflexo do estilo de vida que deseja levar. As pessoas, hoje, descartam o diálogo consigo mesmas", diz Esdras, que interpreta o William do presente.

"O confronto entre os dois adquire tom de comédia por causa da rigidez e da inflexibilidade de pensamento do personagem", conta Rogério César, que faz o jovem William.

O tom farsesco dado à encenação, que exagera movimentos, textos e objetos cênicos, para Esdras, é o estilo que mais vem a calhar com o texto: "O estilo farsa sobre certo preconceito. Como estamos no subúrbio, escolhemos utilizá-lo. Ela exige um corpo dilatado, gigante. Casa com o absurdo encontro entre o personagem consigo próprio mais jovem e a negação da mudança de postura na vida."

Para Esdras, humanizar as relações é também uma forma de aproveitar o tempo. "As pessoas ficam ocas e pagam o preço da vida dedicada ao trabalho em tempo integral. É gente que chega em casa, assiste televisão e vai dormir, para no dia seguinte cumprir essas tarefas todas novamente."

A Dobra Teatro da Cia. do Nó - Rua Regente Feijó, 359 A, Vila Assunção, Santo André. Tel.: 4436-7789. Dias 11, 12 e 13, às 20h, dia 14, às 19h. Ingr.: R$ 20 (meia-entrada para quem for de bigode ou com apenas um pé da meia).

Para crianças exigentes

"Cacoete", comédia infantil baseada no livro homônimo da escritora Eva Furnari, ganha duas apresentações gratuitas no Senai São Bernardo, hoje e amanhã, e mais duas no Sesi Santo André, dias 13 e 14.

A peça, montagem da Cia. Barracão Cultural e com direção de Heitor Goldflus, narra a história de Frido, um menino que vai em busca de uma maçã para presentear a professora. Na cidade onde vive o garoto, chamada "Cacoete", tudo é tranquilo e organizado, mas, no dia em que ele vai em busca da fruta, misteriosamente todas as maçãs acabam, e Frido encontra uma bruxa, que dará rumo novo à sua história.

Participando da 1ª temporada do projeto Viagem Teatral 2010, do Sesi, eles percorrem o Estado de São Paulo fazendo apresentações.

"O apuro técnico e artístico de figurinos, trilha sonora, atuação e direção proporcionam texto leve e inteligente voltado ao exigente público infantil", conta Goldflus.

Cacoete Teatro da Escola Senai São Bernardo - Avenida José Odorizzi, 1.555, São Bernardo. Tel.: 4109-6788. Hoje e amanhã, às 15h. Grátis. Sesi Santo André - Praça Dr. Armando de Arruda Pereira, 100, Santo André. Tel.: 4997-3177. Dias 13 e 14, às 16h. Grátis.

Festival inscreve estudante

A 1ª Mostra Grande ABC de Teatro Estudantil, que será realizada no Espaço Cultural Sest/Senat, em Santo André, entre os dias 18 e 26 de setembros, abre inscrições para alunos de escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental, Médio e Superior. As matrículas estão abertas e vão até o dia 30 de julho.

O evento, do Sest/Senat Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em parceria com a empresa Entrelinhas Comunicação e Eventos, tem como objetivo difundir as artes cênicas no meio estudantil, oferecendo conhecimento, espaço e mídia para apresentações de peças teatrais.

Interessados devem acessar o site da empresa www.entrelinhaseventos.com.br para ler o regulamento e imprimir a ficha de inscrição. Os documentos solicitados devem ser enviados pelo Correio, por carta registrada, para a Entrelinhas, no endereço R. Dr. Pedro Ribeiro, 99 - J. Jamaica, Santo André - SP, CEP: 09185-260, ou pessoalmente no Sest/Senat, aos cuidados de Talita Minervino Zorzan, coordenadora de promoção social, no endereço Rua Vereador José Nanci, 300 - bairro Jaçatuba - Santo André - SP, de segunda a sexta, das 8h às 12h ou das 14h às 16h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;