Cena Política Titulo
Fora do limbo

Após seis meses afastado do cenário político, o candidato derrotado à Prefeitura de Mauá e ex-homem forte do governo Leonel Damo

Do Diário do Grande ABC
01/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Após seis meses afastado do cenário político, o candidato derrotado à Prefeitura de Mauá e ex-homem forte do governo Leonel Damo, Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra, volta a ser assunto nas rodas políticas do município. Tudo por conta da decisão de mudar de legenda. Alguns dias depois de muita especulação e de suspense nos corredores do Legislativo - por onde circulou a informação -, Chiquinho decidiu trocar o PSB pelo PSL. Desde que perdeu a eleição no segundo turno para o petista Oswaldo Dias, ele vinha sendo cortejado por PCdoB, PMDB e até PSDB. Mas o que pesou foi a possibilidade de ingressar no PSL já como vice-presidente estadual.
O agora ex-socialista comunicou a troca de legenda no fim de semana ao manda-chuva do PSB em São Paulo, o deputado federal Márcio França. Na conversa, Chiquinho disse que se sentia sem espaço no partido, principalmente após três vereadores do PSB terem se alinhado ao governo Oswaldo Dias. O único que seguiu a diretriz de Chiquinho foi Alberto Betão Pereira Justino, que ficou isolado na Câmara. Resta saber se o fiel escudeiro o acompanhará na nova empreitada...

Bastidores
Escala em Brasília
Depois da polêmica reunião com comissionados para anunciar que atrasará o pagamento do 13º salário - marcada por descumprimento das leis de trânsito por conta dos servidores que estacionaram carros em locais proibidos -, o prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), passou o dia em Brasília, em encontro com a Frente Nacional dos Prefeitos, para discutir a questão dos precatórios, que tem tirado o sono do petista. O chefe do Executivo da Capital, Gilberto Kassab, também desembarcou na capital federal.

Perguntar não ofende
Será que o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), não irá se posicionar publicamente sobre o fato de o colega de partido, o prefeito Luiz Marinho, não dar um centavo de reajuste aos servidores públicos municipais? Nos bastidores, já há quem cobre uma postura mais firme do parlamentar. Em tempo: os dois são ex-presidentes da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Manifesto
Por falar em São Bernardo, os servidores realizam hoje à tarde manifestação em frente à Igreja Matriz, com caminhão de som e tudo o que os sindicalistas têm direito, para, segundo a direção do sindicato, "mostrar à população o posicionamento do prefeito neste episódio."

Revisão
O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), enviou ontem dois projetos ao Legislativo, que serão votados em regime de urgência na sexta-feira. Um trata da redução do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e outro que propõe a revisão da planta genérica de valores, usado como cálculo de cobrança do IPTU (Imposto Predial Territorial e Urbano). Segundo Auricchio, a desafagem do mapeamento é de 10 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;