Eleições 2016 Titulo Sem vereadores eleitos
Protagonista em 2004, PSB perde espaço em S.Bernardo

Legenda comandou o município e obteve maior bancada; Cabrera aposta em reversão de cenário

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
18/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Protagonista na política de São Bernardo entre 2003 e 2008, quando comandou o Executivo e possuía maior bancada no Legislativo – cinco vereadores –, o PSB fechou urnas no dia 2 sem conquistar um lugar na Câmara para os próximos quatro anos.

A legenda é representada atualmente por Antônio Cabrera e Fábio Landi, em papel de oposição ao governo do prefeito Luiz Marinho (PT). Já havia perdido espaço no projeto majoritário de Alex Manente (PPS), que confirmou o ex-vereador Admir Ferro (PTB) como seu vice. Mesmo diante de reveses, Cabrera, que é o presidente municipal da sigla, assegura confiança em resgatar a marca.

“Nossa proposta nesta eleição foi renovar. Trabalhamos muitos nomes novos, de fora da política. Pela questão de um formato diferente, principalmente pela redução do tempo de campanha, conseguimos marcar presença. Para o o Fábio, faltaram apenas 22 votos. Agora nosso trabalho será trabalhar este grupo para o futuro, para no próximo pleito estarmos fortalecidos”, pontuou Cabrera, citando o fato de a legenda ter se lançado ao processo eleitoral sem coligação proporcional. Ele indicou como exemplos de esperança de retomada política as votações de Landi (2.449 sufrágios), Edson Botelho (1.385) e Márcia Calux (1.221).

Mesmo defendendo o resultado atingido no primeiro turno, o dirigente socialista, que desistiu de concorrer à reeleição após três mandatos, admitiu que a perda de espaço na chapa de Alex atrapalhou formatação do projeto. “Dedicamos bastante tempo trabalhando com a hipótese de ficar com a vaga (de vice) e, quando isso não se concretizou, mexeu um pouco nos nossos planos. Tivemos de retomar discussões internas e explicar várias ações”, acrescentou Cabrera.

Horas antes da convenção partidária, no dia 5 de agosto, Cabrera anunciou candidatura própria ao ser informado de que o posto de vice ficaria com Ferro. Dois dias depois, porém, voltou atrás, realinhando novamente elo com o popular-socialista.

No auge, o PSB comandava o município sob gestão de William Dib (ex-PSDB). No pleito de 2004, Dib foi reeleito com a maior votação já atingida por um candidato no município, 76,37 % dos votos válidos, no embate contra o então rival da época, o deputado federal Vicentinho (PT). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;