Cultura & Lazer Titulo
Cacilda Becker fica alagado por causa da chuva
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
14/01/2005 | 16:20
Compartilhar notícia


Outro dilúvio, e mais uma vez o Teatro Cacilda Becker se transformou momentaneamente na boca-de-lobo mais requintada de São Bernardo. As chuvas que inundaram o Grande ABC na terça-feira lavaram novamente as dependências do espaço, o principal edifício cultural da cidade e localizado no Paço Municipal desde sua fundação, em 1969. As enchentes desta semana preencheram com água, a uma altura de 1,7m, a área reservada ao palco e à platéia e atualizam o drama episódico de um teatro construído no subsolo do Paço e seguidamente submerso pelos temporais de verão.

A Diretoria de Cultura do município não podia estimar os prejuízos até a tarde de quinta-feira. No dia seguinte à tempestade, painéis de madeira usados para exposições de artes plásticas repousavam do lado de fora do teatro, em cujo saguão foram depositados refletores de luz e outros equipamentos que dão suporte a espetáculos cênicos. Tudo atingido pela inundação.

O nível da água alcançou a penúltima das 16 fileiras de poltronas, que comportam 394 lugares em disposição ascendente (como as arquibancadas de um estádio). Os camarins foram totalmente alagados e, em alguns pontos, a água ficou a 50cm das lâmpadas do forro, segundo relatório preliminar da Diretoria.

A diretora de Cultura de São Bernardo, Vera Motta, disse que o Cacilda já estava todo enxuto e aspirado na quinta-feira, após a faxina operada por 20 funcionários da Prefeitura. Microfones, alto-falantes e parte da aparelhagem passam por processos de secagem e desumidificação e, quando concluídos esses procedimentos, poderão ser testados. A cortina e a rotunda (pano de fundo) do palco foram encaminhadas para lavagem e, quanto aos acentos e ao piso, dadas as qualidades de seus materiais e impermeabilização conforme a diretora, não sofreram danos: “Estão prontos para o uso.”

Não há previsão de retomar as atividades no Cacilda Becker. Espetáculos que teriam o teatro como sede nos próximos dias foram protelados, como o evento Hip Hop Resistência (que seria realizado nesta sexta-feira) e a peça infantil Zé da Vaca (prevista para sábado e domingo). A Mostra de Cinema Internacional em São Bernardo, menina-dos-olhos da programação cultural e cujo início está marcado para o próximo dia 20, foi transferida para o Teatro Martins Pena (praça Martins de Alegrete, 44), sem alteração de datas e programação. A Diretoria de Cultura promete substituir seu material de divulgação para informar a mudança e estuda a possibilidade de disponibilizar vans e ônibus que possam conduzir até a nova sede da Mostra, gratuitamente, os espectadores que forem ao Cacilda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;