Fechar
Publicidade

Sábado, 27 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Cacilda Becker fica alagado por causa da chuva


Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC

14/01/2005 | 16:20


Outro dilúvio, e mais uma vez o Teatro Cacilda Becker se transformou momentaneamente na boca-de-lobo mais requintada de São Bernardo. As chuvas que inundaram o Grande ABC na terça-feira lavaram novamente as dependências do espaço, o principal edifício cultural da cidade e localizado no Paço Municipal desde sua fundação, em 1969. As enchentes desta semana preencheram com água, a uma altura de 1,7m, a área reservada ao palco e à platéia e atualizam o drama episódico de um teatro construído no subsolo do Paço e seguidamente submerso pelos temporais de verão.

A Diretoria de Cultura do município não podia estimar os prejuízos até a tarde de quinta-feira. No dia seguinte à tempestade, painéis de madeira usados para exposições de artes plásticas repousavam do lado de fora do teatro, em cujo saguão foram depositados refletores de luz e outros equipamentos que dão suporte a espetáculos cênicos. Tudo atingido pela inundação.

O nível da água alcançou a penúltima das 16 fileiras de poltronas, que comportam 394 lugares em disposição ascendente (como as arquibancadas de um estádio). Os camarins foram totalmente alagados e, em alguns pontos, a água ficou a 50cm das lâmpadas do forro, segundo relatório preliminar da Diretoria.

A diretora de Cultura de São Bernardo, Vera Motta, disse que o Cacilda já estava todo enxuto e aspirado na quinta-feira, após a faxina operada por 20 funcionários da Prefeitura. Microfones, alto-falantes e parte da aparelhagem passam por processos de secagem e desumidificação e, quando concluídos esses procedimentos, poderão ser testados. A cortina e a rotunda (pano de fundo) do palco foram encaminhadas para lavagem e, quanto aos acentos e ao piso, dadas as qualidades de seus materiais e impermeabilização conforme a diretora, não sofreram danos: “Estão prontos para o uso.”

Não há previsão de retomar as atividades no Cacilda Becker. Espetáculos que teriam o teatro como sede nos próximos dias foram protelados, como o evento Hip Hop Resistência (que seria realizado nesta sexta-feira) e a peça infantil Zé da Vaca (prevista para sábado e domingo). A Mostra de Cinema Internacional em São Bernardo, menina-dos-olhos da programação cultural e cujo início está marcado para o próximo dia 20, foi transferida para o Teatro Martins Pena (praça Martins de Alegrete, 44), sem alteração de datas e programação. A Diretoria de Cultura promete substituir seu material de divulgação para informar a mudança e estuda a possibilidade de disponibilizar vans e ônibus que possam conduzir até a nova sede da Mostra, gratuitamente, os espectadores que forem ao Cacilda.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;